Decorrendo no Centro Cultural de Alfena e área envolvente, o espaço da festa ganha este ano uma nova dimensão, "atravessando", pela primeira vez, o rio Leça, representando um investimento de cerca de 100 mil euros da Câmara de Valongo, informou a autarquia.
Promovida pelo município do distrito do Porto, em parceria com a Junta de Freguesia de Alfena, a Festa tem reservada para o primeiro dia uma homenagem a título póstumo ao artesão Manuel Ferreira 'Encrenca', dinamizador do brinquedo no concelho.
"A Festa do Brinquedo é um grande evento organizado para a preservar, valorizar e divulgar o brinquedo tradicional enquanto património identitário do concelho de Valongo, reforçando-se assim a estratégia de afirmação não só na região, mas também no país e no Noroeste peninsular", refere a autarquia em comunicado.
Ainda na sexta-feira, será apresentado o livro "Brinquedo tradicional português -- Uma história a descobrir do concelho de Valongo", da autoria de Sandra Rodrigues e editado pela câmara.
No domingo será a vez do projeto vencedor do Orçamento Participativo Jovem de Valongo tornar-se visível, com a realização de uma "corrida de carrinhos de rolamentos intergeracional na Rua Comendador de Matos", acrescenta a câmara.
"A organização desta festa anual dedicada ao Brinquedo Tradicional Português é mais um contributo para reforçar a nossa estratégia de afirmação do município de Valongo através das marcas identitárias. Sejam de madeira, metal ou plástico injetado, ninguém fica indiferente aos brinquedos de outros tempos, que se fabricaram e ainda fabricam não só em Alfena, mas também em Ermesinde", disse o presidente da câmara, José Manuel Ribeiro, citado na nota.
Na mensagem, o autarca socialista frisa que "em breve vai avançar a Oficina de Promoção do Brinquedo Tradicional Português, um projeto que, mais do que recordar a história, pretende preservar o saber fazer de gerações, com abordagens inovadoras".
A abertura oficial do evento está marcada para sexta-feira, às 21:00, com a Parada Luminosa da Criança e do Brinquedo.
Além das exposições alusivas à temática do brinquedo tradicional português, os visitantes terão a oportunidade de usufruir de demonstrações de trabalho ao vivo.