17 de dezembro de 1989. Foi há 30 anos que os 'The Simpsons' se estrearam na televisão norte-americana, com a emissão do primeiro episódio da série, num episódio... de Natal. E desde este dia que as aventuras de Homer, Marge, Bart, Lisa, Maggie nos acompanham semanalmente, já tendo atingido as 31 temporadas.
São três décadas de aventuras e desventuras, em que muitas personagens mudaram, entraram, saíram e conquistaram os nossos corações, num total de 672 episódios que retratam a sociedade dos Estados Unidos da América.
Ao longo destes anos, os 'The Simpsons' 'espalharam-se' por dezenas de países, receberam prémios televisivos e ainda 'ganharam' uma estrela no Passeio da Fama, em Los Angeles, na Califórnia.
Já passaram por várias polémicas como as críticas que foram feitas ao estereótipo da personagem de Apu, o imigrante dono do mini-mercado ou o incidente diplomático com o governo brasileiro que ameaçou processar a série pela forma como representou o país num dos episódios.
Nos últimos tempos, foram considerados quase videntes por terem 'previsto' a presidência de Donald Trump ou o encerramento em massa das lojas da Toys R Us, entre outros acontecimentos.
Portugal também não foi esquecido nestes quase 700 episódios. Referências a Carlos Lopes e Cristiano Ronaldo foram os momentos mais relembrados em que o nosso país esteve 'em destaque' na série norte-americana.
Criada por Matt Groening, a sitcom já teve direito a um filme - 'The Simpsons Movie' - que foi estreado em 2007.
Mas 17 de dezembro de 1989 não foi a primeira vez que a 'família amarela' apareceu pela primeira vez num ecrã. A estreia 'oficial' ocorreu no programa 'The Tracey Ullman Show', onde viria a ganhar notoriedade e a atingir os 48 episódios divididos por três temporadas - o último foi a 14 de maio de 1989.
Contudo, uma recente entrevista de Danny Elfman pode ter sido um balde de água fria para os fãs. O compositor do genérico de 'The Simpsons' disse ao JOE que a série pode estar no seu último ano. Será o adeus 32 temporadas depois?