Um templo que está a ser construído na província de Buriram, no nordeste da Tailândia, está a gerar controvérsia com a nação vizinha do Camboja por causa das alegadas parecenças com Angkor Wat (na imagem em cima), o maior monumento religioso do mundo e um símbolo nacional para os cambojanos.
O Khmer Times adianta que o governo do Camboja está a planear enviar arqueologistas e arquitetos ao complexo de Sihanakhon para analisarem se o templo em construção é muito parecido com Angkor Wat.
O diretor do Ministério da Cultura cambojano, Hab Touch, disse que ainda não foi agendada uma data para a viagem dos especialistas devido às restrições de viagens por causa da Covid-19.
As autoridades tailandesas e o abade responsável pela construção do templo de Sihanakhon rejeitaram estar a tentar imitar o famoso templo que data do século XXII, refere o The Guardian.
O responsável da área da Cultura de Buriram, Khattiya Chaimanee, explicou que o design do novo templo reflete as características típicas dos castelos de pedra Khmer, que podem ser encontradas na arquitetura do nordeste da Tailândia.
No entanto, admitiu que a inspiração original para a construção do templo partiu de um monge que, num sonho, viu-se numa vida passada como um dos soldados que ajudou a construir o complexo de Angkor Wat.
A importância de Angkor Wat é tal para o Camboja, que o templo está retratado na bandeira do país desde a sua independência.
Leia Também: Human Rigths acusa China de minar vida de milhares de cambojanos