As obras, realizadas no âmbito da operação "Museu de Lamego. Museu para todos", que representam um investimento global de 1.007.654,40 euros, iniciaram-se em setembro e têm um prazo de execução de 11 meses, estando a reabertura do espaço prevista para depois da conclusão das mesmas.
"As obras de reabilitação visam melhorar as condições de acessibilidade do museu, por forma a reforçar a sua vocação pública e melhorar a experiência cultural e educativa de um público cada vez mais vasto e abrangente, transformando-o num espaço inclusivo, um espaço para todos", refere o museu, em comunicado.
O objetivo é a "melhoria das acessibilidades física e comunicacional do museu", de modo a adequá-lo "às diferentes necessidades e interesses da diversidade de públicos".
Segundo o museu, está prevista "a instalação de um ascensor que permita a visita completa à exposição permanente a visitantes com dificuldades de locomoção", o que assume especial importância porque "parte significativa das obras em exposição, incluindo 11 dos 18 Tesouros Nacionais", se encontra no piso superior.
Está também prevista "uma intervenção completa na cobertura e vãos do edifício, dotando o espaço de condições de conforto e acolhimento de visitantes", acrescenta.
Esta intervenção é promovida pela Direção Regional de Cultura do Norte, ao abrigo do Programa Operacional Regional do Norte 2020.
Desde 20 de setembro que o museu já estava parcialmente encerrado, estando apenas acessível a exposição permanente do primeiro piso. A partir de segunda-feira, o museu fechará integramente ao público.
Leia Também: Tema 'A Casa' está a partir de hoje em exposição no Museu de Lamego