Festival InShadow homenageia coreógrafo e bailarino Jorge Salavisa

O Festival InShadow, em Lisboa, dedicado à relação do cinema com a dança, vai homenagear este ano o coreógrafo e bailarino Jorge Salavisa, que morreu em 2020, revelou a organização.

Notícia

© Facebook

Lusa
04/11/2021 14:37 ‧ 04/11/2021 por Lusa

Cultura

Cinema

O InShadow - Festival Internacional de Vídeo-Dança cumpre a 13.ª edição e começa a 15 de novembro em vários espaços de Lisboa, estendendo-se por um mês com iniciativas que cruzam cinema, dança e tecnologia.

De acordo com a programação anunciada, um dos destaques será a homenagem que o festival prestará ao coreógrafo e bailarino Jorge Salavisa, "figura incontornável da dança" e que contribuiu para a fundação do InShadow.

A homenagem será feita de 02 a 04 de dezembro na Cinemateca Portuguesa, com a exibição de vários filmes, seguidos de conversas com convidados "que partilharão as suas experiências com a arte de programar de Jorge Salavisa".

Entre os filmes escolhidos estão "Keep Going", de Marco Martins, "Hotel Müller", de João Salaviza, e "Lissabon Wuppertal Lisboa", de Fernando Lopes.

Este ano, o InShadow contará ainda com a presença das coreógrafas espanholas Salud Lopez e Cristina Gomez.

Salud Lopez estará na Biblioteca de Alcântara com a performance "Danzáfono" e fará duas oficinas "de escrita e corpo".

Cristina Gomez apresentará a performance "Dance is my heroine" no Teatro do Bairro, seguindo-se uma oficina na qual "relaciona a dança e o vídeo ao espaço público e às redes sociais".

Rita Vilhena apresentará a 24 de novembro, na Cisterna da Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa, a performance e vídeo-instalação do projeto "Pele a nossa Pele".

No espaço Santa Catarina, a 07 dezembro estará a artista italiana Madalena Ugulini, que mostrará uma criação com o coletivo Dança Imaginal.

O InShadow terá ainda uma mostra de filmes argentinos e exibirá obras em parceria com a Mostra Internacional de Vídeo-Dança de São Carlos (Brasil) e com o Festival Choreoscope de Barcelona (Espanha).

O festival decorrerá no Teatro do Bairro, Cinemateca Portuguesa, Espaço Santa Catarina, Centro Cultural Mercês, Cisterna da Faculdade de Belas Artes, Livraria Ler Devagar, Biblioteca de Alcântara, Fnac Chiado, Museu das Comunicações e Galeria Note.

Em outubro, já decorreu, no Museu da Marioneta, o "LittleShadow" para os mais novos, com filmes de animação e um laboratório de atividades criativas.

Leia Também: Festival de cinema Caminhos arranca no sábado em ano cheio "de qualidade"

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas