Que impacto e´ que este tempo passado do outro lado da "cortina de ferro" teve nas suas vidas e se as suas perspetivas do comunismo mudaram são questões equacionadas no espetáculo.
Alguns deixaram o partido comunista após essa experiência, outros mantiveram-se comunistas, alguns apaixonaram-se e formaram família, outras famílias desmoronaram-se com o colapso da União Soviética e a queda do muro de Berlim.
Baseado nos relatos recolhidos atrave´s de pessoas que viveram estas situac¸o~es e nas histo´rias dos inte´rpretes (de Cabo Verde, Repu´blica Checa, Alemanha, Moc¸ambique e Portugal) e das suas fami´lias, "Amores de Leste" questiona as relac¸o~es entre o amor, lac¸os familiares e poli´tica.
"Amores de Leste" é uma criação de André Amálio e Tereza Havlícková, que também interpretam, juntamente com Andreia Galvão, Beatrice Cordier, Jorge Cabral e Mbalango.
Na assistência de encenação está Cheila Lima, na cenografia Ana Paula Rocha, no desenho de luz e direção técnica Joaquim Madail, no vídeo Marta Salazar e na música Mbalango.
Produzido em conjunto pela Culturgest, Théâtre de la Ville -- Paris e pelo Euro-scene Leipzig, este espetáculo da companhia Hotel Europa será depois representado na cidade francesa de Metz, dias 12 e 13 de maio, e no Théâtre de La Ville, em Paris, de 16 a 18 de maio.
O espetáculo, que se estreou em 04 de novembro de 2021, na cidade alemão de Leipzig, estará em cena no Grande Auditório da Culturgest, em Lisboa, na quinta e sexta-feira, às 21:00, e, no sábado, às 19:00.
Leia Também: 'O Poder do Cão' lidera na corrida aos Óscares. Português nomeado