Em comunicado, a organização dá conta de uma quinta edição com 28 filmes inseridos na seleção oficial, de 13 países, entre ficção, documentário e cinema experimental.
Remetendo o anúncio da programação completa para 6 de setembro, a nota de imprensa destaca como a quinta edição voltará a evidenciar "novos trabalhos e talentos europeus, de olhos postos nas preocupações sociais contemporâneas", mostrando cineastas promissores daquelas regiões europeias.
Ao todo, o foco no Montenegro terá 18 filmes apresentados, divididos em quatro secções, incluindo o filme de abertura do evento, 'A Elegia de Laurel', longa-metragem de estreia de Dusan Kasalica, apresentado em estreia nacional.
A Ucrânia será foco de um "programa especial", como homenagem ao país dada a invasão do seu território, movida pela Rússia, com o 'Highlight Ukraine!', composta por "seis cineastas ucranianos talentosos e emergentes" e uma seleção do Festival Internacional de Curtas-Metragens de Kyiv.
Entre as obras escolhidas estará 'Stop-Zemlia', de Kateryna Gornostai, sobre um grupo de adolescentes em Kyiv, que recebeu o Urso de Cristal no festival de cinema de Berlim em 2021.
"Através do 'Highlight Ukraine!', o festival quer espalhar e transmitir uma mensagem de esperança e apoio a todo o povo ucraniano, artistas, amigos, parceiros e as suas famílias", nota a organização.
Além dos filmes, o festival contará com oficinas, exposições e conversas na programação.
Organizado pela associação cultural Okna, em parceria com a Câmara do Porto, o Beast vai ter sessões no Passos Manuel, no Cinema Trindade, na Casa das Artes, no Espaço Okna e na Livraria Térmita.
Leia Também: Teatro, música e dança na 'rentrée' do Teatro Aveirense