A segunda edição do festival leva a palco "histórias tocantes pensadas para todas as idades e para diferentes níveis de experiência na relação com os objetos teatrais", e tem como novidade a Praça de Inverno, indica a organização, em comunicado enviado à agência Lusa.
O Meu Primeiro FITEI (Festival Internacional de Teatro de Expressão Ibérica) arranca nos dias 28 e 29, no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, com 'Carmim', de Joana Carmo Martins, pela companhia de Vila do Conde Coração nas Mãos, uma peça circense que "retrata as histórias, as brincadeiras, as canções e as danças que fazem parte do crescer, que constituem e moldam a personalidade".
A 1 e 2 de novembro, o Coliseu Porto Ageas transforma-se numa Praça de Inverno, "um cenário de feira de rua onde espetáculos, ilustradores, livros, brinquedos antigos, oficinas e outras atividades para os mais pequenos coexistem num só espaço".
"Nesta edição olhámos para as possibilidades que a plateia do Coliseu tem quando se transforma numa arena, imaginámos então que no mês frio de novembro, podia ser uma Praça de Inverno, em que o público convivesse com espetáculos, mas também com artistas e colecionadores que expõem os seus trabalhos", refere no texto o diretor artístico do festival, Gonçalo Amorim.
A Praça de Inverno vai acolher três peças, sendo a primeira 'Sorriso', pelo encenador Sérgio Fernandes do Teatro Só, um espetáculo sobre o amor e o poder das recordações.
O Meu Primeiro FITEI continua na Praça de Inverno com o 'Teatro Tradicional Dom Roberto', da companhia Teatro e Marionetas de Mandrágora, que percorre o país com as estórias singulares das marionetas conhecidas como robertos, e com a peça de fantoches 'O Vaqueiro Que Não Mentia', baseada na história popular portuguesa e num formato itinerante levado a cabo pelo Teatro TukTuk, de Marcelo Lafontana.
O Coliseu Ageas recebe ainda 'As Árvores Não Têm Pernas para Andar', da pianista Joana Gama, que conta as histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores com a ajuda de um pequeno grande instrumento: o toy piano.
Em estreia absoluta, também no Coliseu, 'Os Cachos do Meu Cabelo', de Paulo Duarte (Teatro do Montemuro), uma peça que procura abordar a questão da culturalidade étnica, musical e a identidade de cada um através da história de uma criança, Amara.
O preço dos bilhetes para adultos é de 7,5 euros para os espetáculos no Teatro Municipal de Matosinhos Constantino Nery, com os respetivos descontos de bilheteira para crianças e seniores, e no Coliseu está disponível um passe com acesso a todos os espetáculos por cinco euros.
Toda a informação sobre o festival pode ser consultada em http://www.fitei.com/.
Leia Também: Atriz Maria Caetano Vilalobos selecionada para festival MARteLive Europe