Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
17º
MIN 13º MÁX 19º

Festivais, marchas populares e até um 'estalo' marcaram a Cultura em 2022

Recorde os principais momentos e as notícias mais lidas de 2022 da secção de Cultura do Notícias ao Minuto.

Festivais, marchas populares e até um 'estalo' marcaram a Cultura em 2022
Notícias ao Minuto

08:30 - 31/12/22 por Notícias ao Minuto

Cultura Mais lidas 2022

Depois de dois anos de pandemia, 2022 ficou marcado pelo regresso do público à Cultura. Voltaram os grandes festivais de música, as festas populares e as filas nas bilheteiras, sinal de que a vida começa, devagar, a voltar ao 'normal'.

Mas 2022 não ficou só marcado por eventos culturais ao vivo. À distância de um clique, pela televisão ou através da internet, tivemos o regresso dos Óscares (e que regresso!) e da Eurovisão que, este ano, ficou marcada pela vitória da Ucrânia, país que está em guerra desde fevereiro.

Chegados ao final do ano, é tempo de recordar estas e outras notícias que marcaram e foram também as mais lidas na secção de Cultura do Notícias ao Minuto.

Comecemos então pelo retorno dos Óscares às cerimónias presenciais. O evento podia ter sido uma celebração do cinema após um período difícil para o setor, mas Will Smith levantou-se da sua cadeira e esbofeteou Chris Rock, tornando-se no protagonista da cerimónia. O momento não foi apenas um dos mais comentados do espetáculo como se tornou num dos assuntos mais falados de 2022.

Numa altura em que tanto se comenta o ressurgimento da extrema-direita, o nome de António de Oliveira Salazar, responsável por uma ditadura de mais de quatro décadas em Portugal, acaba por ser incontornável. Talvez por aí uma das notícias mais lidas do ano, na secção de Cultura, seja uma entrevista ao escritor Rui Carvalheira, autor do livro ‘As Duas Faces de Salazar.

A luta da Ucrânia contra a invasão russa foi um tema transversal a todas as áreas da sociedade e a música não foi exceção. Os Kalush Orchestra foram os favoritos do público europeu e a Ucrânia venceu a Eurovisão, numa noite com muitas homenagens ao país.

Chegados ao verão, a Cultura voltou em cheio a Portugal com o regresso dos grandes festivais de música. O Primavera Sound, no Porto, abriu as hostes, e o Rock in Rio juntou as maiores multidões do ano (no Parque da Bela Vista e nas leituras). O Notícias ao Minuto esteve presente a cobrir os dois festivais, assim como no NOS Alive e no MEO Kalorama.

Portugal celebrou também o regresso dos Santos Populares. Por todo o país, especialmente em Lisboa e no Porto, as ruas encheram-se de arraiais e de festa, e não faltaram as tradicionais Marchas Populares de Santo António, na capital.

A Festa do Avante! realizou-se em setembro de 2022 e, ao contrário do que aconteceu nos últimos anos, sem quaisquer restrições devido à pandemia de Covid-19. Contudo, a sua concretização esteve envolta em polémica devido à posição do PCP em relação à invasão russa da Ucrânia. Apesar de alguns artistas terem recusado atuar no evento, Dino d'Santiago foi dos que decidiu ir. As suas declarações sobre a participação no certame foram lidas vezes sem conta.

Quem também fez sucesso no auge do verão foi a banda portuguesa de tributo aos Linkin Park, Hybrid Theory, na semana Académica do Algarve, em Faro. As semelhanças entre o vocalista português e Chester Bennington, que morreu em 2017, não passaram despercebidas, ao ponto de vários internautas acharem que, mais dia, menos dia, este será convidado para se juntar à banda original.

E já que falamos de sucesso, falemos também do 'acontecimento' que foi a venda de bilhetes para os concertos dos Coldplay em Coimbra. Apesar dos valores dos ingressos não estarem acessíveis a muitas carteiras, foram milhares os fãs que não resistiram em adquirir pelo menos um.

Já nos meses mais frios, como seria de esperar, as feiras e mercados de Natal são dos temas que mais atraem a atenção dos nossos leitores... Como tal, não de estranhar que a abertura do parque natalício Perlim, em Santa Maria da Feira, tenha sido uma das notícias mais lidas de 2022 na secção de Cultura.

Finalmente, num ano em que morreram personalidades importantes para a cultura nacional e internacional, como o realizador francês Jean-Luc Godard, o cantor Armando Gama ou a atriz Olivia Newton-John, destacamos a morte da pintora Paula Rego, uma das principais figuras de toda a pintura portuguesa e cujo impacto no mundo das artes plásticas foi homenageado dentro e fora do país.

As 10 notícias de Cultura mais lidas de 2022: 

Leia Também: Youtuber criou uma das 'árvores' de Natal mais bonitas (e perigosas)

Recomendados para si

;
Campo obrigatório