Os ucranianos Kalush Orchestra, a banda que venceu a Eurovisão em 2022, irá abrir a final do festival no próximo dia 13 de maio, em Liverpool, prometendo que a atuação será dedicada "a toda a gente na Ucrânia" que não poderá acolher o evento.
A BBC, que irá organizar o Festival Eurovisão da Canção, anunciou que a banda vai estrear o palco na grande final, enquanto que o segundo classificado de 2022, o inglês Sam Ryder, irá atuar no primeiro intervalo.
À emissora britânica, os Kalush Orchestra mostraram-se "verdadeiramente gratos" pelo facto de o Reino Unido se ter disponibilizado para acolher a Eurovisão, e garantem estar "ansiosos para atuar em Liverpool".
"Vamos atuar para toda a gente na Ucrânia, para nos lembrarmos que melhores dias e a vitória do nosso país estão para chegar, além de mostrarmos ao mundo o que a Ucrânia está a lutar", afirmou um porta-voz da banda.
#Eurovision2023 Grand Final reveal!
— BBC Eurovision (@bbceurovision) April 17, 2023
We can't wait to welcome Kalush Orchestra, Sam Ryder and Eurovision icons, including GO_A and Verka Serduchka, to Liverpool for their Grand Final performances 🤩
Read all about it here: https://t.co/z1VKT5awxZ pic.twitter.com/MTtszypyNT
De recordar que, ao contrário do que é costume, o país vencedor da Eurovisão no ano anterior não irá acolher o evento este ano. Os Kalush Orchestra venceram a edição em Turim, mas a guerra na Ucrânia impediu o país de organizar o festival, devido a questões de segurança.
O Reino Unido, que ficou em segundo lugar graças à atuação de Sam Ryder, foi o país escolhido para receber o evento.
Os Kalush Orchestra não serão, no entanto, os únicos ucranianos (fora do concurso) a atuar. As ucranianas Alyosha, Mariya Yaremchuk e Zlata Dziunka, em conjunto com o rapper OTOY, vão animar os intervalos das duas semifinais, além das cantoras britânicas Rita Ora e Rebecca Ferguson.
A primeira semifinal vai ainda começar com uma atuação pela banda ucraniana The Hardkiss, que vai interpretar um tema que representa a união entre o Reino Unido e a Ucrânia.
A 67.ª edição do Festival Eurovisão da Canção arranca no dia 9 de maio com a primeira semifinal, na qual a portuguesa Mimicat vai representar Portugal com a canção 'Ai Coração'.
Leia Também: Rita Ora, Rebecca Ferguson e Alyosha atuam nas 'semis' da Eurovisão