Chico Buarque visita fundação Saramago antes de receber Prémio Camões
Chico Buarque foi galardoado com o Prémio Camões em 2019, mas a cerimónia de entrega nunca se realizou depois de ter feito várias críticas às políticas culturais do anterior Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.
© Noticias ao minuto
Cultura Chico Buarque
Chico Buarque visitou, este domingo a Fundação José Saramago, em Lisboa.
Recorde-se que o músico Brasileiro está em Portugal a propósito da cerimónia onde receberá o Prémio Camões.
A cerimónia, que decorrerá no Palácio Nacional de Queluz, no concelho de Sintra, está integrada na visita oficial a Portugal do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que começou na sexta-feira, dia 21, e decorre até terça-feira, dia 25, e será presidida pelos chefes de Estado do Brasil e de Portugal.
"Ontem, domingo, por coincidência Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, foi um dia especial. Tivemos connosco Chico Buarque, a quem agradecemos a visita, em véspera de receber o Prémio Camões. Obrigado e parabéns, Chico!", pode ler-se num publicação da Fundação na rede social Twitter.
Ontem, domingo, por coincidência Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, foi um dia especial.
— Fundação José Saramago (@FJSaramago) April 24, 2023
Tivemos connosco Chico Buarque, a quem agradecemos a visita, em véspera de receber o Prémio Camões.
Obrigado e parabéns, Chico! pic.twitter.com/8hlEGyBDzH
Recorde-se que Chico Buarque foi galardoado com o Prémio Camões em 2019, mas a cerimónia de entrega nunca se realizou depois de ter feito várias críticas às políticas culturais do anterior Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que na altura se recusou a assinar o diploma, cuja entrega formal estava prevista para abril de 2020.
O autor de 'Estorvo' e 'Leite Derramado' é um apoiante do Partido dos Trabalhadores (PT), defensor de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi novamente eleito em outubro do ano passado.
Entretanto, a pandemia de Covid-19 obrigou ao adiamento da cerimónia de entrega do prémio, que foi agora remarcada, coincidindo com as celebrações do 25 de Abril e com a visita de Estado, de cinco dias, de Lula da Silva a Portugal.
Depois de Chico Buarque, foram distinguidos o professor e ensaísta português Vítor Manuel Aguiar e Silva (2020), a escritora moçambicana Paulina Chiziane (2021) e o escritor brasileiro Silviano Santiago (2022).
Leia Também: Lula diz que Brasil está pronto para voltar a ser "grande e importante"
Descarregue a nossa App gratuita.
Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.
* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com