Meteorologia

  • 15 NOVEMBER 2024
Tempo
15º
MIN 13º MÁX 19º

Chico Buarque visita fundação Saramago antes de receber Prémio Camões

Chico Buarque foi galardoado com o Prémio Camões em 2019, mas a cerimónia de entrega nunca se realizou depois de ter feito várias críticas às políticas culturais do anterior Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro.

Chico Buarque visita fundação Saramago antes de receber Prémio Camões
Notícias ao Minuto

16:26 - 24/04/23 por Notícias ao Minuto com Lusa

Cultura Chico Buarque

Chico Buarque visitou, este domingo a Fundação José Saramago, em Lisboa. 

Recorde-se que o músico Brasileiro está em Portugal a propósito da cerimónia onde receberá o Prémio Camões.  

A cerimónia, que decorrerá no Palácio Nacional de Queluz, no concelho de Sintra, está integrada na visita oficial a Portugal do Presidente da República do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, que começou na sexta-feira, dia 21, e decorre até terça-feira, dia 25, e será presidida pelos chefes de Estado do Brasil e de Portugal.

"Ontem, domingo, por coincidência Dia Mundial do Livro e do Direito de Autor, foi um dia especial. Tivemos connosco Chico Buarque, a quem agradecemos a visita, em véspera de receber o Prémio Camões. Obrigado e parabéns, Chico!", pode ler-se num publicação da Fundação na rede social Twitter.  


Recorde-se que Chico Buarque foi galardoado com o Prémio Camões em 2019, mas a cerimónia de entrega nunca se realizou depois de ter feito várias críticas às políticas culturais do anterior Presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que na altura se recusou a assinar o diploma, cuja entrega formal estava prevista para abril de 2020.

O autor de 'Estorvo' e 'Leite Derramado' é um apoiante do Partido dos Trabalhadores (PT), defensor de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi novamente eleito em outubro do ano passado.

Entretanto, a pandemia de Covid-19 obrigou ao adiamento da cerimónia de entrega do prémio, que foi agora remarcada, coincidindo com as celebrações do 25 de Abril e com a visita de Estado, de cinco dias, de Lula da Silva a Portugal.

Depois de Chico Buarque, foram distinguidos o professor e ensaísta português Vítor Manuel Aguiar e Silva (2020), a escritora moçambicana Paulina Chiziane (2021) e o escritor brasileiro Silviano Santiago (2022).

Leia Também: Lula diz que Brasil está pronto para voltar a ser "grande e importante"

Recomendados para si

;
Campo obrigatório