Cinemateca Portuguesa exibe escolhas cinéfilas do Papa Francisco

A Cinemateca Portuguesa dedica, em julho, um pequeno ciclo de cinema às escolhas cinéfilas do Papa Francisco, nas vésperas da Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolhe em agosto.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
27/06/2023 15:40 ‧ 27/06/2023 por Lusa

Cultura

Cinemateca

"Ao todo, serão cinco filmes que nos darão a conhecer o gosto cinéfilo de uma figura incontornável do século XXI e que nunca abdicou de revelar o seu lado mais pessoal", escreve a Cinemateca Portuguesa na programação de julho.

O ciclo será de 28 a 31 de julho e abre com "A Estrada" (1954), de Federico Fellini, que, lembra a Cinemateca, "causou acirrada polémica na Europa: a esquerda considerou-o 'reacionário' e acusou Fellini de trair o neorrealismo, ao passo que as vozes oficiais católicas foram extremamente prudentes".

Protagonizado por Anthony Quinn e Giulietta Masina, o filme de Fellini "conta a história da jovem Gelsomina que é vendida ao cigano Zampanò, que se exibe em feiras de aldeia a rebentar correntes com o tórax. Ela exerce as funções de criada, assistente e mulher do homem, tenta fugir e tudo acabará tragicamente", refere a sinopse.

Segundo a Cinemateca, as escolhas deste ciclo têm por referência uma entrevista que o Papa Francisco deu em 2013 ao jornal L'Osservatore Romano, na qual referia "a sua antiga paixão pelo cinema e a importância deste na sua formação pessoal e espiritual".

Além do filme de Fellini, o ciclo contará com outros dois filmes italianos: "Esposos perante Deus" (1941), de Mario Camerini, e "As crianças olham Para nós" (1952), de Vittorio de Sica.

A eles juntam-se ainda "Rapsódia em agosto" (1991), de Akira Kurosawa, e "A festa de Babette" (1987), de Gabriel Axel.

O argentino Jorge Bergoglio, arcebispo emérito de Buenos Aires, foi eleito Papa da Igreja Católica, com o nome Francisco, em março de 2013 aos 76 anos.

O Papa Francisco é esperado na Jornada Mundial da Juventude, que Lisboa acolhe de 1 e 6 de agosto e que, segundo os dados mais recentes, contará com mais de 650 mil jovens já inscritos.

O ciclo da Cinemateca Portuguesa, agora anunciado, fará parte do Festival da Juventude, que decorrerá no âmbito da Jornada Mundial da Juventude, e cujo programa deverá contar ainda com música, exposições, teatro, dança, conferências e eventos religiosos.

Leia Também: Filmes 'Tótem' e 'Monte Clérigo' vencedores do Festival FEST em Espinho

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas