"É um evento enorme e é um momento muito marcante, porque é a primeira vez que acontece algo deste género. Um fim de semana inteiro dos Proms acontecer fora de Londres é um passo grande", disse o maestro titular da orquestra de Newcastle, em entrevista à agência Lusa.
Entre sexta-feira e domingo, a sala de espetáculos Sage Gateshead vai realizar uma série de concertos no âmbito do programa do festival centenário, onde está sediada a orquestra Royal Northern Sinfonia, algo inédito nas 127 edições anteriores.
O evento deste ano é uma continuação e ampliação de uma parceria testada em 2022, quando Dinis Sousa se estreou no festival e dirigiu a orquestra que conduz desde 2021, num concerto único integrado no festival.
"É um sinal de confiança da parte dos Proms em nós pelo que podemos dar à região", vincou Sousa, esperando público não só de Newcastle, mas de todo o norte de Inglaterra e também da Escócia.
O maestro português vai conduzir a orquestra no sábado à noite, num concerto com peças de Missy Mazzoli, Mozart e Brahms, acompanhado pelo pianista, Kristian Bezuidenhout.
No programa do BBC Proms no Sage Gateshead, está também uma atuação da cantora pop Self Esteem, vencedora do prémio Mercury, juntamente com a Royal Northern Sinfonia, na sexta-feira.
Estão previstos concertos de música jazz, coral e, para encerrar, no domingo, de música infantil destinado a um público de famílias.
O Proms, associado à estação pública britânica BBC, é um evento que remonta a 1895, e contará este ano com 84 concertos e a participação de cerca de 3.000 músicos e instrumentistas.
Na sexta-feira, terá pela primeira vez uma atuação de fado, protagonizada pela cantora Mariza, na sala de concertos Royal Albert Hall.
"Os BBC Proms têm uma atmosfera única, e eu nunca senti isso em mais lado nenhum", disse Dinis Sousa à Lusa, explicando que uma "grande parte da plateia está de pé, em frente ao palco, na arena, no Royal Albert Hall", onde decorre a maioria dos concertos.
Obras realizadas recentemente no Sage Gateshead também converteram a plateia da sala principal em arena, removendo as cadeiras.
"Notei no ano passado que isso faz imensa diferença", contou o português, recordando uma "atmosfera de festival quase rock".
O festival Proms vai arrancou em 14 de julho e vai prolongar-se até 09 de setembro, contando com datas também em Londonderry, na Irlanda do Norte, Aberystwyth, no País de Gales, e Dewsbury, no norte de Inglaterra.
Formado na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, Dinis Sousa foi nomeado maestro titular da orquestra Royal Northern Sinfonia em 2021, depois de ter sido maestro assistente do Coro Monteverdi e Orquestras, do regente John Eliot Gardines.
Leia Também: Maestro Victorino d'Almeida festeja 70 anos de carreira em Valença