Um grupo de escritores e livreiros norte-americanos fizeram parceria com a Fundação Coral Gables para arrecadar fundos para apoiar livreiros, editoras, bibliotecas e bibliotecários, e outro pessoal envolvido na indústria editorial ucraniana afetados pela invasão russa à Ucrânia.
Os organizadores estão a solicitar donativos de livros raros, obras de arte, manuscritos, fotografias e outras coisas efémeras para um leilão.
Além disso, segundo noticia o The Guardian, estão a incitar autores a doar exemplares autografados da primeira edição dos seus livros. As receitas do leilão reverterão a favor da Helping Ukrainian Books and Booksellers (Hubb) - nome do grupo - que foi formado pouco depois do início da guerra, quando milhares de profissionais do setor editorial se viram subitamente sem trabalho.
Bibliotecas, redações e editoras foram atingidas e sectores da indústria foram "gravemente afetados" pela guerra, "em parte porque grande parte da produção de livros ucranianos acontece no leste, em Kharkiv e arredores, uma cidade que, na altura, estava sitiada e era bombardeada diariamente", referiu Askold Melnyczuk, um dos criadores do Hubb, àquele jornal britânico.
O leilão está a procurar doações "de todos os lados", disse Arthur Fournier, um vendedor de livros raros que está a ajudar a organizar a venda.
As receitas do Hubb serão distribuídas na Ucrânia pela Associação Ucraniana de Editores e Livreiros. Até agora, o Hubb angariou mais de 30 mil dólares (cerca de 28 mil euros), que foram atribuídos a livreiros, editores e bibliotecas na Ucrânia.
Leia Também: Portugal rejeita argumentos russos para invasão perante TIJ