Depois de MARO que, em julho, levou o seu projeto a solo aos concertos Tiny Desk, foi a vez de Marta Pereira da Costa transportar o formato da redação da rádio norte-americana NPR para “outro tempo e espaço”, ao som da guitarra portuguesa.
Na atuação, que foi divulgada no dia 15 de novembro, o produtor Félix Contreras teceu elogios rasgados à instrumentista, que se fez acompanhar por José João Pita Junior na guitarra clássica e Pedro Segundo na percussão.
“Desde a primeira batida desta atuação, fica claro que estamos a ser transportados para outro tempo e espaço com o tempo encantador de Marta Pereira da Costa atrás do Tiny Desk. Considerada a primeira e única mulher a dominar profissionalmente a tradicional guitarra portuguesa utilizada no fado, Pereira da Costa chamou-me à atenção num bar lotado em Austin, Texas, em 2019, durante o South by Southwest. Na verdade, com ecos da experiência de Bob Boilen e Stephen Thompson com Laura Gibson que deram origem ao concertos Tiny Desk, também queria ouvir a habilidade melódica do dedilhado de Pereira da Costa sem a multidão barulhenta”, escreveu o responsável, na descrição do ‘pequeno’ concerto.
O trio, que apresentou cinco temas, fez “a ponte entre séculos de história com uma execução imaculada e muitos sorrisos”, naquela que foi “uma viagem musical pela sua terra natal, da terra ao mar, e tudo mais”.
“O fado tem alcançado reconhecimento internacional fora de Portugal entre os curiosos musicalmente, e costumo associá-lo a uma variedade de vocalistas de renome. Mas Pereira da Costa lembra-nos que devemos estar atentos aos acompanhantes e aos seus instrumentos para uma apreciação mais profunda da tradição e da música feita no momento”, considerou ainda Contreras.
Leia Também: MARO marca presença em concerto Tiny Desk, desta vez a solo