A iniciativa, que será apresentada no dia 25 de maio, pelas 21h30, no Mercado Municipal, está também inserida nas comemorações do Feriado Municipal, assinalado a 23 de maio.
"O espetáculo está enquadrado nas celebrações dos 50 anos de Abril, nas comemorações do Feriado Municipal e na homenagem a uma figura maior do fotojornalismo que é Alfredo Cunha, natural de Celorico da Beira", referiu à agência Lusa o presidente da Câmara, Carlos Ascensão.
O autarca realça que o projeto serve também para refletir sobre as tradições, a história e a identidade do concelho.
"Vamos refletir sobre o passado, analisar o presente e idealizar outros possíveis futuros. Há uma conjugação de tempos que são importantes e que convém sempre relembrar e reavivar tendo em conta a sua importância", sublinha Carlos Ascensão.
O espetáculo está a ser criado pela Companhia Oliveira & Bachtler e conta com o envolvimento da comunidade e coletividades locais, como a Universidade Sénior, num universo de meia centena de participantes.
O projeto envolve técnicas performativas nos domínios das artes do circo, do teatro físico e da música.
O presidente da Câmara de Celorico da Beira realçou à Lusa que a experiência da autarquia em apostar numa política de proximidade tem dado bons resultados. "Podíamos trazer uma figura de cartaz, mas sabemos que as pessoas gostam de ser envolvidas. As pessoas precisam de se sentir respeitadas e reconhecidas", apontou Carlos Ascensão.
A homenagem da Câmara Municipal de Celorico da Beira ao fotojornalista Alfredo Cunha inicia-se no dia 23 de maio, no Feriado Municipal.
"Sentimo-nos orgulhosos e para nós é um privilégio poder contar com a disponibilidade de Alfredo Cunha para estar aqui [em Celorico da Beira] no dia 23 de maio", adiantou o autarca.
Na ocasião será apresentado o mais recente livro do fotojornalista, "25 de abril de 1974, Quinta-feira", e inaugurada uma galeria imagens sobre a ruralidade celoricense nos anos de 1970, captadas pela objetiva de Alfredo Cunha.
No Feriado Municipal, Celorico da Beira comemora a data de aniversário de Sacadura Cabral, aviador português celoricense, que, juntamente com Gago Coutinho, realizou a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul. Este ano também se assinala o centenário do desaparecimento de Sacadura Cabral no mar do Norte quando voava num hidroavião da Holanda para Portugal.
Leia Também: Dez artistas que (provavelmente) não sabia que já foram à Eurovisão