Bordalo II e mais seis artistas em festival de arte urbana de Arcos de Valdevez

Bordalo II e mais seis artistas vão deixar as suas criações em Arcos de Valdevez durante a segunda edição do MurArcos Festival de Arte Urbana que decorre a partir de segunda-feira, até 03 de agosto, anunciou hoje a autarquia.

Notícia

© Global Imagens

Lusa
27/07/2024 22:45 ‧ 27/07/2024 por Lusa

Cultura

Bordalo II

Em comunicado enviado às redações, a Câmara de Arcos de Valdevez, no distrito de Viana do Castelo, indicou que Bordalo II "vai intervir na parede lateral do restaurante A Regional", em pleno centro histórico do concelho.

 

O artista, "que utiliza o lixo como matéria-prima, aborda no seu trabalho o consumo excessivo e consequente destruição do Planeta e usa sempre uma figura de um animal como bandeira de comunicação".

Já os artistas Regg Salgado, Daniela Guerreiro e Mariana Duarte Santos vão "criar um mural coletivo sobre o museu Espaço Valdevez: História e Arqueologia, situado na rua da Valeta de Cima".

Mutes, artista natural de Arcos de Valdevez que "pratica a linguagem pictórica 'DesCubismo Contornismo', irá intervir no mesmo museu".

A argentina Milu Correch "vai intervir no antigo posto de transformação de eletricidade, em plena marginal ribeirinha".

O trabalho da artista "retrata, principalmente, figuras mitológicas e antropomórficas utilizando um estilo figurativo e pictórico muito pessoal".

Na edição deste ano do MurArcos, "a sua intervenção incidirá sobre interpretações das estórias, tradições e mitos particulares do concelho".

O artista português Pantónio vai deixar a sua criação no novo Eco parque do Vez.

"Conhecido nacional e internacionalmente pelos seus murais com elementos ondulados, de forte movimento, que interpretam e interligam com a natureza e a ecologia, elementos que interligam na perfeição com o Rio Vez e com a sua fauna e flora", adianta a nota de imprensa.

O festival, lançado em 2023, é "dedicado às novas aplicações artísticas e criativas, em espaço público, da arte de grande dimensão em muros e superfícies exteriores, escolhendo sobretudo a zona histórica da sede do concelho e em particular o seu núcleo mais antigo".

Com a realização do MurArcos, a Câmara de Arcos de Valdevez "procura dinamizar a reabilitação do espaço público urbano, valorizar o património e promover a reabilitação urbana, contribuindo para a promoção do concelho e para a dinamização da atividade económica e turística".

Leia Também: Dono de casa de Viseu que tem obra de Bordalo II queixa-se de danos

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas