Meteorologia

  • 09 SEPTEMBER 2024
Tempo
20º
MIN 17º MÁX 25º

Maestro Dinis Sousa distinguido por críticos de música britânicos

O maestro português Dinis Sousa foi distinguido nos prémios para jovens talentos atribuídos pela secção de música do Círculo de Críticos do Reino Unido, anunciou aquela organização.

Maestro Dinis Sousa distinguido por críticos de música britânicos
Notícias ao Minuto

16:44 - 02/08/24 por Lusa

Cultura Música

O prémio é atribuído pela associação de críticos do Reino Unido, que reúne mais de 500 críticos das várias áreas artísticas.

 

"O ano passado trouxe uma grande oportunidade para Dinis Sousa e este aproveitou-a ao máximo, dirigindo impressionantes apresentações de 'Les Troyens', de Berlioz, em Londres, Salzburgo e Berlim", lê-se no comunicado divulgado na quarta-feira e divulgado hoje pela Orquestra XXI, projeto que criou com outros músicos portugueses emigrados.

Os críticos britânicos realçaram que "Sousa consegue um equilíbrio ideal entre atenção ao detalhe e um forte sentido da arquitetura das obras, e traz sempre uma energia eletrizante e dramática à sua direção".

Na última temporada, Dinis Sousa estreou-se em salas como o Carnegie Hall, em Nova Iorque, a Philharmonie de Berlim, no Festival de Salzburgo, na Philharmonie de Paris, entre outras, à frente de orquestras como a Royal Concertgebouw Orchestra, Swedish Radio Symphony Orchestra, Orchestre Révolutionnaire et Romantique, English Baroque Soloists e o Monteverdi Choir.

O maestro, natural do Porto, foi descrito pelo jornal The Guardian como "eletrizante em momentos de grandiosidade, drama e intensidade emocional", as suas apresentações ao longo desta temporada foram aclamadas pela imprensa um pouco por todo o mundo, enfatizou o comunicado.

Dinis Sousa estudou na Guildhall School of Music and Drama, em Londres, e foi nomeado maestro titular da orquestra Royal Northern Sinfonia em 2021, depois de já ocupar o cargo de maestro assistente do Coro Monteverdi e Orquestras, do regente John Eliot Gardiner.

No ano passado, o português substituiu Gardiner em múltiplos concertos do Coro Monteverdi, sob o aplauso da crítica.

A 10 de junho de 2015, foi condecorado com o grau de Cavaleiro da Ordem do Infante D. Henrique.

Leia Também: Jovem Orquestra Portuguesa abre festival Young Euro Classic em Berlim

Recomendados para si

;
Campo obrigatório