O programa é inteiramente português e dele consta o Quarteto n.º 2, de Joly Braga Santos, e duas estreias de obras de Camila Menino e de Francisco Fontes, "fruto do talento de jovens compositores portugueses", realçou o quarteto.
A peça de Camila Menino para dois andamentos intitula-se 'sempre disse que o problema é só 1'.
Trompetista e compositora, Camila Menino é natural do Porto, estudou na Escola Profissional de Música de Espinho e licenciou-se em Música na Universidade de Aveiro, tendo alcançado a nota mais alta do ano entre todos os estudantes finalistas da instituição.
Menino venceu o concurso 'Quem é Calouste?', organizado pela Fundação Calouste Gulbenkian, e foi distinguida em várias ocasiões no Prémio de Composição Século XXI, organizado pela ARTEAM.
Já a peça de Francisco Fontes intitula-se 'Ficções' e, em comunicado, o compositor afirmou que a escreveu para quarteto de cordas, "onde explora várias construções e desconstruções de diferentes universos ficcionais, na forma de narrativas musicais".
Francisco Fontes, nascido há 30 anos em Braga, venceu, em 2019, o Prémio de Composição Sociedade Portuguesa de Autores/RDP-Antena 2.
No início deste ano, subiu ao palco do Bozar, em Bruxelas, onde estreou "Fragmentos de Vida", peça baseada no 'Livro do Desassossego' de Bernardo Soares, um dos heterónimos de Fernando Pessoa, interpretada pelo Aglica Trio.
O Quarteto de Matosinhos foi criado em 2007, por concurso público pela câmara nortenha, e é composto pelos músicos Vítor Vieira e Juan Carlos Maggiorani (violinos), Jorge Alves (viola d'arco) e Marco Pereira (violoncelo).
Este concerto, na Quinta de Santiago, encerra a atual temporada do quarteto.
Leia Também: Maestro Dinis Sousa distinguido por críticos de música britânicos