"Naquela que é a terceira edição, a FIADA mantém o objetivo de divulgar o artesanato nacional e internacional, colocando em evidência os artesãos e a relevância do design na conceção, inovação e comercialização dos seus produtos", apontou a vereadora da Câmara Municipal da Covilhã com o pelouro da Cultura, Regina Gouveia.
A FIADA, que irá decorrer no Jardim das Artes da Covilhã, entre os dias 05 e 08 de setembro, é organizada pelo Município da Covilhã, no âmbito da Cidade Criativa da UNESCO em Design, em parceria com a ICOVI, com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e INATEL.
De acordo com a autarca, o certame tem vindo a registar um crescimento a cada ano, "numa estratégia que cruza artes e design, mostra e criação e que pretende contribuir para sustentabilidade de atividades identitárias dos territórios e do património local".
A terceira edição deste evento contará com 40 artesãos de vários pontos do país, a que se juntam mais dois representantes de outras Cidades Criativas, que vão mostrar trabalhos em áreas como o têxtil, cerâmica tradicional e contemporânea, madeira, serralharia artística, joalharia e artes de trabalhar a pedra, couro e vidro.
Segundo a autarquia da Covilhã, a dimensão internacional do evento está assegurada pela representação do projeto RESOTEX, liderado pelo Conselho Provincial de Cáceres, no âmbito do Programa Interreg VI-A Espanha-Portugal.
As cerimónias oficiais de abertura terão início na tarde de 05 de setembro, na Biblioteca Municipal da Covilhã, com a inauguração da instalação artística "Equilíbrio da Vida", da autoria de Luís da Cruz, e da exposição "Pegada Transumante" (Plano Nacional das Artes, Casa do Povo do Paul, ARTivos e Pequena Ilha Verde).
Os mais novos também terão lugar no certame, com a "FIADA por Miúdos", que "acolherá todas crianças que desejem participar sem necessidade de inscrição", focando-se na valorização do património tradicional junto das novas gerações.
O programa inclui três oficinas de artes têxteis direcionadas ao público em geral e asseguradas por formadoras do MODATEX.
"Uma das novidades deste ano passa pela presença do projeto de fotografia "à La Minute" intitulado "A Fabulosa Máquina de Fazer Parar o Tempo" de Walking Camera Project", acrescentou a organização.
Terá ainda lugar a atribuição dos Prémios FIADA'2024, direcionados a todos os artesãos inscritos como expositores na feira, que podem candidatar uma peça da sua autoria.
Durante as tardes, a animação do recinto da feira fica a cargo do "Grupo Tradições da Beira", "Bombos do Grupo de Danças e Cantares do Paul", "Grupo de Bombos Toca a Bombar" e "Grupo de Bombos São Sebastião do Barco".
O Palco FIADA receberá apresentações do grupo musical Manta d'Ourelos (05 de setembro), do covilhanense João Gonçalves (06 de setembro) e dos artistas Buba Espinho (07 de setembro) e Diana Lima (08 de setembro).
A entrada no certame, que irá contar com vários stands de gastronomia, é gratuita.
Leia Também: Detida na Covilhã por pegar fogo ao carro de antigo arrendatário