Meteorologia

  • 27 SEPTEMBER 2024
Tempo
18º
MIN 14º MÁX 22º

Compositor Jorge Ramos vai estrear-se na música coral com grupo britânico

O compositor Jorge Ramos vai estrear no sábado, em Cardiff, no País de Gales, uma obra coral encomendada pelo grupo britânico ORA Singers, inspirada pelo compositor, também português, Vicente Lusitano.

Compositor Jorge Ramos vai estrear-se na música coral com grupo britânico
Notícias ao Minuto

27/09/24 14:21 ‧ Há 4 Horas por Lusa

Cultura Música

O compositor bracarense, um de cinco recentemente graduados desafiados a propor um trabalho original, disse à agência Lusa que a instrução recebida após ser selecionado é que teria de ser inspirado numa obra proposta pelo grupo.

 

"Eles sugeriram uma obra de Vicente Lusitano, um compositor português do período barroco [século XVI]. Foi por pura coincidência, mesmo antes de saberem que eu era português", contou o bracarense de 29 anos. 

Vicente Lusitano é o primeiro compositor negro da história da música, até agora identificado, com obra publicada em vida.

Além dele, Jorge Ramos também foi inspirado por Eric Whitacre e Gregorio Allegri, compositores que conheceu enquanto foi ele próprio coralista, nomeadamente no Coro Gulbenkian, entre 2013 e 2020.  

A nova composição de Ramos, intitulada "Munda Me", vai ser apresentada no conservatório galês, Royal Welsh College of Music and Drama, juntamente com as obras de quatro outros jovens compositores: Tomos Owen Jones, Emma Pascoe, George W. Parris e Liberty Richardson. 

Licenciado e mestre pela Escola Superior de Música de Lisboa, depois de ter iniciado a formação no Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, Jorge Ramos completou o doutoramento em Composição Musical no Royal College of Music London, onde foi também professor assistente nos anos de 2021 a 2023.

Compositor, artista sonoro e investigador, Jorge Ramos vive entre Braga e Londres e esta estreia na música coral reflete a versatilidade, como mostra a diversidade do seu currículo. 

Em perto de 20 anos, já estreou cerca de 60 obras de música a solo, de câmara, sinfónica, electroacústica, eletrónica, além ter composto para cinema, palco, instalações e publicidade, e para a banda sonora da candidatura de Braga a Capital Europeia da Cultura 2027.

Estreou obras com a Orquestra Gulbenkian, a Orquestra Clássica do Centro, a Banda Sinfónica Portuguesa, o ORA Singers e a Filarmónica de Londres, entre outras formações e foi compositor residente em instituições como a Orquestra Gulbenkian, os Estúdios Victor Córdon e o Grand Théâtre Luxembourg.

"Eu tenho prazer em fazer música e desafios diferentes. Gosto de sair da minha zona de conforto. Mesmo quando tenho convites de uma orquestra, eu procuro sempre uma perspetiva diferente", disse à Lusa.  

O Ora Singers é um grupo coral de 18 membros fundado em 2014 e sediado em Londres dirigido pela maestrina Suzy Digby. 

Recentemente, Jorge Ramos foi escolhido para o programa Jovens Compositores (Young Composers) da Filarmónica de Londres, na temporada 2024-2025.

[Notícia atualizada às 16h08]

Leia Também: Aveiro vai ter Casa de Música que acolherá a Orquestra das Beiras

Recomendados para si

;
Campo obrigatório