"Esta série tem um perfil de ação dramática pronunciado, bem como alguns aspetos científicos e culturais de interesse formativo e pedagógico. Para além da enorme ênfase do lugar dos heróis neste projeto, identificamos quer uma paisagem do país (político e social), quer uma paisagem do mundo. Neste contexto, assume particular relevo o universo da lusofonia", afirmou Fernando Vendrell em nota de intenções hoje divulgada.
Com seis episódios a exibir na RTP 1 e na RTP Play, a narrativa "acompanha o despique" dos oficiais Sacadura Cabral e Gago Coutinho, da Marinha, e de Sarmento Beires, do Exército, "que se tornaram aviadores com méritos reconhecidos internacionalmente".
"Os aviadores Sacadura Cabral e Gago Coutinho concretizaram um dos maiores feitos históricos de sempre, enquanto Sarmento Beires completou a mesma ligação aérea transatlântica noturna numa só etapa", referem a produtora David & Golias e a RTP, coprodutora.
Sobre a dimensão lusófona do projeto, Fernando Vendrell sublinha "a experiência profissional em África que abre os horizontes pessoais e científicos" dos aventureiros portugueses desta série, e a escolha do Brasil como destino da travessia aérea transatlântica, realizada entre 30 de março e 17 de junho de 1922, ligando Lisboa ao Rio de Janeiro.
"Considero pertinente e urgente que, num universo audiovisual povoado por personalidades e referências de ascendência anglo-saxónica, se dê primazia a heróis, aventureiros e personalidades determinantes da nossa língua e cultura latina", justificou ainda o realizador.
Nesta série, o ator Gonçalo Waddington interpreta o papel do piloto Sacadura Cabral, Miguel Damião é o navegador Gago Coutinho e Francisco Froes é Sarmento Beires.
Júlia Palha, Maia Both, Rafael Gomes, Vicente Wallenstein e Tiago Costa são outros nomes em destaque do elenco.
Leia Também: Série portuguesa 'Espias' selecionada para mercado do festival de Berlim