A obstipação, ou prisão de ventre, "é nada mais nada menos que a dificuldade na regular progressão das fezes ou na incapacidade total em evacuar, afetando pessoas de todas as idades", explica a rede de saúde CUF.
Com isso em mente, a nutricionista Bárbara Oliveira partilhou uma mão cheia de soluções para tratar este problema. "Se, mesmo aplicando estas sugestões, continuas com dificuldade em ir à casa de banho aconselho a que procures uma ajuda mais individualizada a ti", recomenda ainda na rede social Instagram.
1- Mantenha os níveis de hidratação
"É fundamental para o bom funcionamento do intestino, porque facilita o trânsito intestinal, prevenindo a obstipação, e também melhora a absorção de nutrientes, promovendo o equilíbrio da flora intestinal."
2- Aumente o consumo de fibras, como frutas (principalmente com casca), legumes, cereais integrais, sementes e leguminosas
"As fibras aumentam o volume a consistência das fezes, estimulando os movimentos intestinais." Porém, deve consumir estes alimentos de forma gradual, para evitar sintomas de desconforto intestinal, como gases.
Leia Também: É este o chá que um médico recomenda para 'matar' fungos intestinais
3- Pratique atividade física
"O movimento físico estimula os movimentos naturais do intestino" e tem a capacidade de facilitar a digestão após as refeições. A nutricionista recomenda caminhadas de 30 minutos por dia, corrida, ioga e alongamentos para a região abdominal.
4- Inclua probióticos na sua alimentação
Iogurte natural, kefir, kombucha, tempeh, miso, chucrute e pickles fermentados kimchi "ajudam a equilibrar a flora intestinal, melhorando o trânsito intestinal".
5- Estabeleça um horário para usar a casa de banho
Isso ajuda o intestino a "criar um padrão" que "facilita na ida à casa de banho". A nutricionista partilha algumas estratégias iniciais: "Tente ir à casa de banho no mesmo horário, todos os dias, idealmente após uma refeição; vá sem pressa; e evite adiar a ida à casa de banho quando tem vontade".
Leia Também: Nutricionista recomenda hortícola com mais vitamina C do que a laranja