A apresentação decorre pelas 18:00, na sala de leitura do Arquivo Municipal, e conta com a presença de "todos os investigadores que colaboraram com textos", pelo que "cada um vai apresentar um pouco daquilo que escreveu e que estudou da coleção", avançou hoje à agência Lusa Paula Figueiredo Cunca, comissária responsável pela coleção.
Dos 17 álbuns que constituem a coleção doada pela família da aristocrata Ana Maria Holstein Beck, 11 foram digitalizados e estão agora disponíveis para consulta gratuita no Arquivo Municipal de Lisboa.
Digitalizar esta coleção, que esteve exposta entre outubro de 2013 e janeiro de 2014 no Arquivo Municipal, "é a forma de disponibilizar a informação dos álbuns ao público, senão eles estariam guardados em depósito", justificou a comissária, acrescentando que "havia muito interesse, aliás, houve algumas [fotografias] até editadas em catálogos e livros".
No total, a coleção reúne cerca de seis mil fotografias recolhidas entre 1908 e 1956, sendo a maior parte da autoria de Ana Maria Beck.
"Existem ainda várias imagens com a família real, D. Manuel II, a sua mãe e a sua esposa depois também, em situações de praia e de festas e de convívios", acrescentou Paula Figueiredo Cunca.
Isto porque Ana Maria Holstein Beck acompanhou a família real no exílio, em Inglaterra, após a implantação da República, em 1910.
Quanto ao futuro do resto da coleção, a comissária avançou que se pretende também digitalizar.
Ana Maria José Francisca de Paula de Sousa e Holstein Beck nasceu em 1902 e pertenceu à aristocracia portuguesa. Faleceu em 1966.
O Arquivo Municipal de Lisboa conta atualmente com mais de 180 mil imagens fotográficas para consulta, nas quais se incluem as coleções de Alfredo Cunha, Artur Pastor ou Luís Pavão.