O museu gerido pela Câmara Municipal de Lisboa lançou em fevereiro deste ano um apelo público para a recolha de objetos, cartazes e indumentária relacionados com a TAP, que pudessem ser cedidos para a exposição.
Uniformes, cartazes, campanhas publicitárias, postais, faqueiros e objetos de bordo, incluindo peças cedidas por particulares, colecionadores e antigos funcionários da TAP, vão estar reunidos na exposição ‘TAP Portugal: Imagem de Um Povo - Identidade e Design da Companhia Aérea Nacional - 1945-2015’.
A exposição parte da tese de doutoramento ‘Sobre as Nuvens: Design para a Companhia Aérea de Portugal (1945-1979)’, de Pedro Gentil-Homem, e integra material documental e audiovisual para a contextualização.
A TAP - Companhia Aérea Portuguesa foi criada em março de 1945, por Humberto Delgado, quando era diretor do Secretariado da Aeronáutica Civil, tendo nesse ano sido adquiridos os primeiros aviões com capacidade para 21 passageiros.
Ao longo dos seus 70 anos de existência, a imagem e a identidade da TAP acompanharam a história do país, tendo passado por diversas fases e recebido o contributo de dezenas de designers portugueses.
A mostra é coproduzida pela Câmara Municipal de Lisboa/MUDE e a TAP Portugal, tem curadoria da diretora do museu, Bárbara Coutinho. A Comissão Científica é composta por Pedro Gentil-Homem e Adelina Arezes. A investigação e assessoria técnica são de Carla Alferes Pinto e, o design expositivo, de Luís Miguel Saraiva e Raquel Santos.
Foi anunciada a presença, na inauguração da mostra, do ministro da Economia, António Pires de Lima.