A estreia comercial do mais recente filme do realizador português é feita através da distribuidora Cinema Guild, de acordo com um comunicado hoje divulgado pela produtora do filme português, a OPTEC - Sociedade Ótica Técnica.
A estreia mundial do filme decorreu em agosto do ano passado na Suíça, no Locarno Film Festival, onde Pedro Costa, 55 anos, foi distinguido com o Leopardo para o Melhor Realizador e com o prémio da Federação Internacional de Cineclubes.
'Cavalo Dinheiro' volta a ser protagonizado por Ventura, que participou na chamada trilogia do bairro das Fontainhas, um bairro já demolido, nos arredores de Lisboa, palco de 'Ossos' (1997), 'No quarto da Vanda' (2000) e 'Juventude em Marcha' (2006).
O filme conta ainda com os desempenhos de Vitalina Varela e Tito Furtado.
Concluído em 2014, 'Cavalo Dinheiro' estreou-se em Portugal em dezembro do ano passado, cinco anos após 'Ne Change Rien', documentário de Pedro Costa sobre a cantora Jeanne Balibar.
Hoje, em Nova Iorque, termina a retrospetiva da obra de Costa que está a decorrer desde 17 de julho no Film Society Lincoln Center, com a exibição de oito longas metragens e o programa 'Let us now praise famous men', evocando o livro homónimo do escritor norte-americano James Agee, com fotografias de Walker Evans.
Foram exibidos, entre outros, "O sangue" (1989), "Casa de lava" (1994) e os filmes que Pedro Costa rodou em torno do bairro lisboeta das Fontainhas.
O ciclo foi criado para guiar os espetadores pela obra de Pedro Costa, até à realização de "Cavalo Dinheiro", já premiado nos festivais de Locarno (Suíça), de Madrid e do Recife (Brasil).