Museus de Lamego e do Douro debatem pintura 'Quo Vadis'

Uma reflexão sobre os contributos que "a História da Arte, a Museografia e as disciplinas e métodos de conservação podem ter na conservação da pintura" é o objetivo do colóquio 'Quo Vadis'.

Notícia

©

Ana Lemos
09/02/2016 15:26 ‧ 09/02/2016 por Ana Lemos

Cultura

Colóquio

O objetivo do colóquio 'Quo Vadis', que o Museu de Lamego e o Museu do Douro organizam, é "refletir sobre os contributos que a História da Arte, a Museografia e as disciplinas e métodos de conservação podem ter na conservação da pintura", lê-se em comunicado enviado ao Notícias ao Minuto.

A iniciativa terá lugar "dia 16 de março, a partir das 9h30, nas instalações do Museu do Douro e conta com a parceria do laboratório Hercules da Universidade de Évora".

'Quo Vadis' é o título da pintura da coleção do Museu de Lamego que dá nome ao colóquio. "Datada do século XVI, apresenta problemas de conservação, alguns dos quais possivelmente motivados por intervenções anteriores".

"Esta obra integra-se, juntamente com outras peças, no projeto de fundraising 'Conhecer, Conservar, Valorizar', premiado, em 2012, pela APOM (Associação Portuguesa de Museologia), na categoria de 'Melhor Intervenção em Conservação e Restauro'. No terreno desde 2011, foi já possível, com o apoio de muitos anónimos e não só, o restauro da gravura 'África'".

A participação neste colóquio "é livre", mediante inscrição prévia nos sites do Museu de Lamego e do Museu do Douro.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas