A Agenda Cultura Vibra divulgada hoje inclui ainda um conjunto vasto de outras atividades, como teatro, exposições, dança ou cursos de formação em fotografia e design editorial e paginação.
"A agenda cultural de Primavera do Município de Castelo Branco abre [dia 01 de abril] com um concerto de professor e aluno [João Paulo Cunha e Saul Picado], no Museu Francisco Tavares Proença Júnior, um espaço agora tutelado pela autarquia", explica o presidente da Câmara de Castelo Branco, Luís Correia.
O autarca adianta ainda que, de uma só vez, são dinamizados alguns dos eixos de ação cultural que o município privilegia: "Dinamizamos o museu, valorizamos um pianista que desenvolve a sua atividade profissional no concelho e estimulamos um jovem músico que permanece assim ligado ao seu território primordial da infância e adolescência".
Os Deolinda sobem ao palco do Cine-Teatro Avenida no dia 08 de abril, a partir das 21:30 e a Orquestra Gulbenkian, acompanhada de Mário Laginha, atua neste espaço no dia 07 de maio, às 21:30.
Ainda no campo musical, Olga Prats e Alejandro Oliva têm presença marcada para o dia 11 de maio, às 21:30, no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB).
À semelhança do que aconteceu no primeiro trimestre do ano, a agenda "Cultura Vibra Castelo Branco" procura valorizar as estruturas de criação locais e regionais em todos os campos da cultura.
A literatura está também presente nesta agenda, com o Fronteira - Festival Literário de Castelo Branco, que decorre entre os dias 07 e 09 de abril, na Biblioteca Municipal.
No teatro, o destaque vai para a apresentação da peça "Al Pantalone", pelo Teatro Meridional, com texto de Mário Botequilha, encenação e desenho de luz a cargo de Miguel Seabra e a interpretação é de Guilherme Noronha, Rui M Silva, Sofia Correia e Vitor Alves da Silva.
A peça, que retrata a história de um embuste, sobe ao palco a 28 de abril, às 21:30, no Cine-Teatro Avenida.
No dia 20 de maio, às 21:30, a Companhia de Dança Contemporânea de Évora apresenta "Terra Chã", no Cine-Teatro Avenida, um espetáculo onde os sonetos de Florbela Espanca falam da beleza e da alma do Alentejo.
Através de um olhar contemporâneo trabalha-se a fusão entre a música de Ólafur Arnalds e as modas do Cante Alentejano.
A agenda de primavera inclui ainda Os Dias Templários de Castelo Branco, que decorrem na zona do Castelo, entre os dias 02 e 05 de junho.
Durante os quatro dias, os visitantes têm a oportunidade de viajar até à época medieval e conhecer o mercado de artesãos, as tavernas medievais e assistir a espetáculos de fogo e de animação com os grupos Flamma Luna, Sons do Castelo, Fazenda dos Animais e Tok Avakalhar.