Famalicão assinala 15 anos do Museu Bernardino Machado com homenagens

O Museu Bernardino Machado, Famalicão, celebra 15 anos e para assinalar a data a câmara local vai atribuir os nomes da mulher e do neto do antigo Presidente da República a uma praceta e a uma sala de exposições.

Notícia

© Facebook/Museu Bernardino Machado

Lusa
07/12/2016 19:22 ‧ 07/12/2016 por Lusa

Cultura

Comemorações

De acordo com o programa de comemorações agendado para 15 de dezembro e divulgado hoje serão homenageadas duas grandes personalidades ligadas a Bernardino Machado: o nome da esposa Elzira Dantas Machado será atribuído à praceta contígua ao museu, enquanto o nome do neto Júlio Machado Vaz será atribuído à sala de conferências e exposições temporárias do mesmo espaço cultural.

"É uma homenagem justa e oportuna que reaviva a memória daqueles que estando próximos de Bernardino Machado contribuíram para a criação do Museu Bernardino Machado e para o seu reconhecimento nacional", afirma o presidente da câmara de Vila Nova de Famalicão, Paulo Cunha.

De acordo com nota da autarquia famalicense o programa comemorativo do 15.º aniversário do Museu Bernardino Machado contará com as presenças de Elzira Machado Rosa, neta de Bernardino Machado e Elzira Dantas Machado, e de Júlio Guilherme Ferreira Machado Vaz, filho de Júlio Machado Vaz e bisneto de Bernardino Machado.

Sobre Elzira Dantas Machado, a nota camarária aponta que "teve um papel de grande relevância na sociedade portuguesa e na defesa dos direitos das mulheres", tendo sido uma das fundadoras da Liga Republicana das Mulheres Portuguesas, em 1909, e mais tarde, em 1916, presidente da Associação de Propaganda Feminista.

Por sua vez, Júlio Machado Vaz, médico e professor, foi, continua a nota da câmara, "um dos grandes entusiastas da criação do Museu Bernardino Machado, tendo doado o seu riquíssimo espólio documental, correspondência, fotografias e postais ilustrados legado pelo seu avô ao município de Vila Nova de Famalicão".

Ao longo destes 15 anos, o Museu Bernardino Machado, localizado no Palacete Barão da Trovisqueira, no centro da cidade do distrito de Braga, tem sido um centro de investigação histórica, sendo reconhecido nos meios académicos nacionais.

A autarquia sublinha que para além da divulgação e valorização da figura de Bernardino Machado "um famalicense por adoção" que foi Presidente de Portugal o Museu tem vindo a destacar-se na organização de diversos eventos e na produção de documentos.

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas