Venezuela vai prestar tributo a Hugo Chávez em cimeira regional

A Venezuela vai prestar tributo a Hugo Chávez na XIV cimeira da Aliança Bolivariana para os Povos da América (ALBA), que arranca no domingo, dia em que se cumprem quatro anos da morte do antigo líder, informou na sexta-feira o Governo.

Notícia

© Lusa

Lusa
04/03/2017 06:15 ‧ 04/03/2017 por Lusa

Cultura

Liderança

O dia da abertura da XIV cimeira da ALBA coincide com o quarto aniversário da morte de Hugo Chávez, que fundou a aliança para promover a integração da América Latina e a cooperação Sul-Sul.

Aproximadamente 200 convidados internacionais devem participar numa série de eventos para homenagear Chávez, que vão decorrer até ao próximo dia 15, disse o ministro da Cultura, Adan Chavez, irmão do falecido líder, numa conferência de imprensa transmitida pela televisão.

No domingo, dia da abertura da cimeira, realiza-se um fórum sobre Chávez e a luta contra o imperialismo, um espetáculo de fogo-de-artifício a partir do Quartel da Montanha, a oeste de Caracas, onde repousam os restos do 'comandante' , e uma missa ecuménica.

Na segunda-feira, dia 06, o Teatro Nacional acolhe outro fórum -- intitulado "Chávez Anti-imperialista" -- e, no dia seguinte, o Presidente da Venezuela, Nicólas Maduro, recebe no palácio de Miraflores diversos "convidados internacionais".

Impulsionada pelo então Presidente de Cuba, Fidel Castro, e pelo seu homólogo venezuelano, Hugo Chávez, a ALBA, surgiu a 14 de dezembro de 2004, em Havana, propondo os Tratados de Comércio dos Povos (TCP) como uma alternativa à Área de Livre Comércio das Américas (ALCA) e aos Tratados de Livre Comércio (TLC), promovidos pelos Estados Unidos.

Além de Cuba e Venezuela, a ALBA tem como membros Antígua e Barbados, Bolívia, República Dominicana, Equador, Granada, Nicarágua, Saint Kitts e Nevis, Santa Lucía, São Vicente e Granadinas e Suriname, além de três países observadores (Haiti, Irão e Síria).

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas