Powered by Betano
Southampton FC
Southampton
24
novembro
14H00
Liverpool FC
Liverpool
1
10.50
X
5.70
2
1.24
Ipswich Town FC
Ipswich Town
Hoje
16H30
Manchester United FC
Man United
1
5.00
X
4.00
2
1.57
Newcastle United FC
Newcastle United
Amanhã
20H00
West Ham United FC
West Ham United
1
1.42
X
4.50
2
6.40
AC Sparta Praga
Sparta Praga
26
novembro
17H45
Atlético Madrid
Atlético Madrid
1
5.00
X
3.90
2
1.60

Dragão 'adulto' colheu os frutos: As notas do FC Porto-Santa Clara

FC Porto soube estabilizar o seu jogo, venceu em casa, por 2-0, e voltou a 'colar-se' ao Benfica na liderança (provisória) do campeonato nacional.

Notícia

© Global Imagens

Carlos Pereira Fernandes
23/09/2019 07:01 ‧ 23/09/2019 por Carlos Pereira Fernandes

Desporto

FC Porto

Sem os ‘tremeliques’ de um passado nada distante, o FC Porto assinou, este domingo, uma exibição mais consistente do que as últimas, e foi recompensado com uma vitória sobre o Santa Clara, por 2-0, no estádio do Dragão.

A equipa orientada por Sérgio Conceição resolveu, de resto, o jogo na primeira parte. Zé Luís inaugurou, de cabeça, o marcador logo aos 15 minutos, e, à beira do intervalo, César colocou a bola na fundo da própria baliza e selou o resultado final.

O segundo tempo trouxe um conjunto insular mais ‘atrevido’, que vem tentou reagir, mas sem sucesso. O jogo esteve, por vezes, demasiado partido, mas um dragão bem mais ‘adulto’ soube levá-lo para onde se sentia mais confortável e garantir o triunfo.

O FC Porto passou, desta maneira, a noite na liderança da I Liga, com os mesmos 15 pontos do Benfica. Cabe, já esta segunda-feira, ao Famalicão responder à altura e tentar bater o Sporting para recuperar o ‘trono’ do campeonato.

Figura do jogo

Seria fácil entregar esta distinção a Zé Luís, que abriu caminho a esta vitória com um cabeceamento triunfal, para aquele que foi o seu sétimo golo em oito jogos com a camisola do FC Porto. No entanto, o internacional cabo-verdiano falhou em demasia, em especial na segunda parte. Bem mais regular foi Matheus Uribe, que tomou conta do meio-campo, em especial quando o jogo ameaçou partir para o lado dos insulares.

Surpresa

Chamado à titularidade face ao castigo de Alex Telles, Wilson Manafá não desiludiu. É verdade que não conseguiu dar a vertigem ofensiva que o brasileiro habitualmente dá, mas foi sempre uma opção válida para entregar a bola no lado esquerdo da defesa, jogando, ora por dentro, ora por fora.

Desilusão

O Santa Clara mostrou, especialmente na segunda parte, ter capacidade para responder à altura e discutir o resultado com o FC Porto. No entanto, a abordagem desastrosa de César, que resultou em auto-golo, ‘cortou as pernas’ à equipa insular à partida para o intervalo.

Treinadores

Sérgio Conceição: Apesar da boa exibição de Soares a meio da semana, quando assinou os dois golos da vitória sobre o Young Boys, a aposta voltou a recair sobre Zé Luís, que, pese embora o golo, acabou por falhar em momentos determinantes. Destaque, ainda, para a maior estabilidade com a qual o FC Porto entrou na segunda parte, que foi fulcral para evitar uma maior resposta do Santa Clara.

João Henriques: Voltou a montar o Santa Clara sob um esquema de três centrais, entregando, no entanto, a Zaidu a missão de ficar encarregue pelo lado esquerdo. O jogador contratado ao Mirandela teve uma noite para esquecer, face às constantes subidas, ora de Otávio, ora de Corona, complicando em demasia a vida à defesa insular. Ainda assim, vale destacar as correções feitas ao intervalo, que permitiram à equipa subir de nível e criar algumas dificuldades ao FC Porto.

Árbitro

A exibição de Luís Godinho fica, invariavelmente, manchada pela decisão de não recorrer, sequer, ao VAR após um polémico lance entre Uribe e Fábio Cardoso na grande área do FC Porto, que terminou com o central ensanguentado, e que poderia ter levado à marcação de uma grande penalidade. A certa altura acabou, ainda, por perder o controlo do jogo, situação que tentou corrigir com uma ‘sangria’ de cartões amarelos.

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Andy Murray de coração partido após morte de amigo de quatro patas

Andy Murray

Andy Murray de coração partido após morte de amigo de quatro patas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1133
2FC Porto1127
3Benfica1025
4Santa Clara1121
5Sp. Braga1120
6Vitória SC1118
7Famalicão1117
8Moreirense1117
9Casa Pia1113
10Rio Ave1112
11Gil Vicente1110
12Estoril1110
13AVS1110
14Boavista119
15Estrela119
16Arouca118
17C.D. Nacional108
18Farense115
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Fórmula 1

Russel vence GP de Las Vegas. Verstappen sagra-se tetracampeão mundial

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas