Houve emoção até final, apesar do homem do dia ter estado tranquilo na 1.ª posição. Valterri Bottas venceu este domingo o Grande Prémio do Japão em Fórmula 1, depois de uma partida fenomenal. O finlandês partiu do 3.º lugar, ganhou duas posições no arranque da corrida e depois nunca mais saiu da liderança. Vitória para Bottas e título mundial de construtores para a Mercedes, que beneficiou também do terceiro lugar do quase campeão, Lewis Hamilton. É, de resto, o sexto título consecutivo para a marca de Estugarda na Fórmula 1.
Sebastian Vettel, que surpreendeu na qualificação ao conquistar a pole position depois de a Mercedes ter dominado nas sessões de treinos livres, terminou a corrida na segunda posição. Um segundo lugar bastante suado, uma vez que nas últimas voltas, o alemão da Ferrari teve de travar as muitas investidas de Hamilton, que não conseguiu melhor do que o terceiro lugar em Suzuka.
Alexander Albon fez o seu melhor resultado na Fórmula 1 e foi também o melhor da Red Bull Racing, equipa que viu o seu outro piloto desistir após problemas no monolugar depois de uma colisão com Charles Leclerc. Por falar no jovem monegasco, é importante frisar a sua recuperação neste Grande Prémio. Chocou com Verstappen, caiu para a 20.ª posição e fez uma corrida de trás para a frente de grande qualidade. O menino bonito da Ferrari 'galgou 14 lugares e terminou no 6.º lugar, atrás do espanhol Carlos Sainz. que teve mais um excelente desempenho no Japão.
Daniel Ricciardo (7.º), Pierre Gasly (8.º), Sergio Perez (9.º) e Nico Hulkenberg (10.º) fecham o top desta corrida.
Mundial de Pilotos
- Lewis Hamilton - 338 pontos
- Valtter Bottas - 274
- Charles Leclerc - 223
- Max Verstappen - 212
- Sebastian Vettel - 212
SIX-IN-A-ROW! Congratulations @MercedesAMGF1 - champions again!!! #JapaneseGP #F1 pic.twitter.com/YiEsk14wtF
— Formula 1 (@F1) October 13, 2019