O Benfica visitou e derrotou, este sábado, o Vitória SC (1-0), em jogo da 15.ª jornada da I Liga e naquela que foi a estreia de ambas as equipas em 2020. O único golo do encontro foi apontado na primeira parte e foi da autoria do argentino Franco Cervi. O jogo em Guimarães foi sempre de alta voltagem em campo e apenas ficou manchado pelas quatro interrupções provocadas pelas cadeiras e tochas que voaram das bancadas para o relvado do D. Afonso Henriques.
Muitas vezes os adeptos têm melhor desempenho que os jogadores, mas nesta noite de sábado, em Guimarães, não foi isso que aconteceu. Muito pelo contrário.
Em termos classificativos, o Benfica segue na liderança isolada com 42 pontos e coloca pressão no FC Porto que, amanhã, defronta o Sporting em Alvalade.
Por seu turno, o Vitória SC falha o assalto à zona europeia e está agora no quinto lugar com os mesmos pontos do velho rival Sp. Braga que, também este sábado, impôs uma goleada categórica ao Belenenses SAD (7-1).
Filme de jogo
A primeira parte em Guimarães foi muito interessante. O Vitória SC revelou-se igual a si próprio e não teve medo de enfrentar o Benfica olhos nos olhos. Por seu turno, as águias pareciam algo surpreendidas pela forma como os vitorianos se posicionaram em campo. Gabriel e Taarabt revelaram claras dificuldades em começar a construção ofensiva da equipa de Bruno Lage e um sinal claro dessa inoperância do meio-campo estava no evidente recuo de Pizzi e Chiquinho.
No entanto, no único momento, durante os primeiros 45 minutos, que o Benfica conseguiu soltar-se da pressão do Vitória SC, surgiu o primeiro golo do encontro. Os encarnados começaram a jogada no corredor esquerdo e Pizzi, no corredor oposto, ofereceu ao golo a Cervi que, com o pé direito, inaugurou o marcador no D. Afonso Henriques.
O golo deixou o Benfica mais confortável na partida, mas o Vitória SC estava melhor em todos os momentos do jogo. A equipa de Ivo Vieira sabia tirar proveito das debilidades defensivas dos encarnados e Edwards foi uma constante dor de cabeça para Grimaldo. Sempre que o extremo inglês arrancava pelo corredor direito do Vitória SC, o Benfica ficava em evidentes dificuldades. Em duas ocasiões criadas pelo ex-Tottenham, João Carlos Teixeira desperdiçou o remate e Odysseas evitou males maiores no segundo momento.
A constante atenção do guardião grego e também a desinspiração dos avançados do Vitória SC na hora de visar a baliza do Benfica fizeram com que o resultado se mantivesse favorável aos encarnados até ao intervalo.
A segunda parte contou com nova entrada forte do Vitória SC. A equipa de Ivo Vieira conseguia sempre criar dificuldades à primeira linha de pressão do Benfica, mas falhava no capítulo da finalização.
O Benfica, por seu lado, parecia estar organizado, mas tinha dificuldade em conseguir sair com futebol apoiado para chegar ao último terço. Carlos Vinícius parecia estar sempre pouco acompanhado na frente de ataque e isso tornava-o presa fácil para Tapsoba.
O Benfica entregou de forma clara a iniciativa de jogo ao Vitória SC com o claro intuito de gerir o resultado.
A estratégia foi dos encarnados foi mais forte que o atrevimento do Vitória SC e o golo de Cervi garantiu o triunfo à equipa de Bruno Lage que este sábado esteve em serviços mínimos.
Momento do jogo: Há algo mais decisivo do que marcar o único golo do encontro? Foi isso que Cervi fez na única jogada ofensiva do Benfica com cabeça, tronco e membros. Um golo que valeu uma vitória num terreno tradicionalmente difícil.
Relato em direto
90'+10- Apito final! O Benfica vence o Vitória SC (1-0) e continua na liderança isolada da I Liga!
90'+9- Cartão amarelo para Adel Taarabt (Benfica). O médio marroquino vai falhar o jogo com o Desportivo das Aves.
90'+5- Segundo cartão amarelo para Rochinha e o consequente vermelho.
90'+2- Última alteração no Benfica. Sai Pizzi, entra Gedson.
90'- Vão jogar-se mais seis minutos.
90'- Livre de Gabriel para defesa fácil de Douglas.
89'- Cartão amarelo para Rochinha (Vitória SC).
86'- Super Douglas! Tomás Tavares descobre Pizzi em boa posição, mas o guardião do Vitória SC foi gigante!
83'- Quarta interrupção na partida devido às tochas que voltam a invadir o relvado.
82'- Segunda alteração no Benfica. Sai Chiquinho, entra Andreas Samaris.
80'- Davidson volta a tentar bater Odysseas, mas a bola sai ao lado!
76'- Última mexida de Ivo Vieira no Vitória SC. Sai Lucas Evangelista, entra Rochinha.
71'- Alteração no Benfica. Carlos Vinícius deixa o terreno de jogo e cede o lugar a Seferovic.
69'- Nova alteração no Vitória SC. Bruno Duarte rende Bonatini.
68'- Odysseas! O guardião grego fez uma asneira tremenda, mas depressa a corrigiu e evitou o golo de Lucas Evangelista.
63'- Jogo interrompido pela terceira vez. As tochas estão no relvado, na grande área do Vitória SC. O espetáculo protagonizado pelos jogadores não merecia ser manchado por este tipo de situações.
58'- Alteração no Vitória SC. Sai João Carlos Teixeira, entra Poha.
57'- Cartão amarelo para João Carlos Teixeira (Vitória SC) por falta sobre Adel Taarabt.
55'- Douglas nega o golo a Carlos Vinícius! Bom esforço do avançado brasileiro, mas o guardião do Vitória SC não deu hipóteses.
52'- Cartão amarelo para Gabriel (Benfica).
50'- Que defesa de Douglas após um remate de Carlos Vinícius! No entanto, o lance foi invalidado por falta do avançado do Benfica sobre Pedro Henrique.
47'- Grande passe de Taarabt, mas Pizzi não soube dar o melhor seguimento à jogada!
46'- Recomeça a partida no D. Afonso Henriques! Já se joga a segunda parte do Vitória SC-Benfica!
INTERVALO EM GUIMARÃES
45'5- Nuno Almeida apita para o intervalo! Vale o golo de Cervi numa primeira parte muito interessante, mas cujo resultado é injusto face àquilo que o Vitória SC está a fazer em campo.
45'+3- Jogo reatado em Guimarães.
45'+2- Davidson queixa-se de ter sido agarrado por Rúben Dias na grande área do Benfica. Nuno Almeida manda jogar.
45'+2- Jogo novamente interrompido por conta das cadeiras que estão a voar para dentro do relvado.
45'+3 - Vão jogar-se mais três minutos.
45'- Odysseas afasta novamente o perigo! Mais uma jogada de grande nível de Edwards. Grimaldo já está a ficar desorientado com a velocidade imposta pelo extremo inglês.
42'- Cartão amarelo para Tomás Tavares (Benfica).
39'- Que falhanço de João Carlos Teixeira! Grande trabalho de Edwards, mas o médio português não teve arte nem engenho para fazer o golo do empate! Que oportunidade...
36'- Agarra Odysseas! Boa desmarcação de Bonatini, mas o guardião do Benfica antecipou-se ao avançado brasileiro!
32'- Cartão amarelo para Lucas Evangelista (Vitória SC) após falta dura sobre Tomás Tavares.
31'- Boa defesa de Odysseas! Lucas Evangelista remata forte e rasteiro, mas o guarda-redes do Benfica estava atento e desviou para canto.
30'- Asneira de Tomás Tavares quase deixava Léo Bonatini na cara de Odysseas! Valeu a atenção de Gabriel que se apercebeu do erro do companheiro de equipa.
28'- Ambiente mais calmo e jogo reatado no D. Afonso Henriques.
26'- Jogo interrompido em Guimarães por desacatos nas bancadas. Cadeiras a voar e tochas mancham esta partida... Nuno Almeida decidiu parar a partida.
23'- GOOOOOOLOOOO!! Cervi inaugura o marcador em Guimarães (1-0) e coloca o Benfica em vantagem!! Bela jogada coletiva que termina com Pizzi a assistir o internacional argentino que com um remate rasteiro e cruzado meteu a bola no fundo das redes!
20'- Chiquinho tenta o cruzamento para Carlos Vinícius, mas a bola sai muito por cima.
17'- Pêpê atira contra a barreira! O livre direto era perigoso, mas o homem do Vitória SC não conseguiu fazer chegar a bola à baliza de Odysseas.
16'- Grimaldo bate o livre indireto, mas Douglas agarra sem problemas. Oportunidade desperdiçada.
11'- Mais um passe falhado do Benfica. A equipa de Bruno Lage está com claras dificuldades em construir jogo apoiado face à estratégia montada pelo Vitória SC de Ivo Vieira.
3'- Corta Victor Garcia para canto! Bela combinação entre Grimaldo e Cervi, mas o lateral do Vitória SC estava atento.
0'- Rola a bola em Guimarães! Já se joga a partida entre Vitória SC e Benfica!
______________________________________________________________________________________________________
20h15: Grande ambiente no D. Afonso Henriques! Está tudo pronto para o jogo entre Vitória SC e Benfica.
ONZE DO VITÓRIA SC: Douglas, Victor Garcia, Pedro Henrique, Tapsoba, Florent, João Carlos Teixeira, Pêpê, Edwards, Davidson, Evangelista e Bonatini.
ONZE DO BENFICA: Odysseas, Tomás Tavares, Rúben Dias, Ferro, Grimaldo; Gabriel, Adel Taarabt, Pizzi, Cervi; Chiquinho e Vinícius.
Antevisão
O Vitória SC recebe, este sábado, o Benfica em jogo da 15.ª jornada da I Liga e que marca a primeira ronda de jogos em Portugal em 2020. As águias querem vencer em Guimarães, mas a equipa de Ivo Vieira já deu provas, ao longo desta época, que em casa consegue contrariar o poderio de qualquer adversário.
Nuno Almeida é o árbitro escolhido para ajuizar o encontro no D. Afonso Henriques. André Campos e Venâncio Tomé serão os árbitros auxiliares, enquanto João Bento foi nomeado quarto árbitro. Rui Costa será o videoárbitro (VAR) e Tiago Costa o assistente (AVAR).
O pontapé de saída está agendado para as 20h30 e poderá acompanhar todas as incidências da partida, em direto e ao pormenor, no Desporto ao Minuto.