A CONMEBOL anunciou, em forma de comunicado emitido nas plataformas oficiais ao início da tarde desta terça-feira, que decidiu adiar a realização da Copa América para o próximo ano, à semelhança daquilo que a UEFA fez com o Campeonato da Europa.
O organismo que rege o futebol sul-americano tomou a decisão após "uma detalhada análise em torno da evolução mundial e regional do coronavírus (Covid-19)", e informa que a competição se irá realizar de 11 de junho a 11 de julho de 2021.
Alejandro Domínguez, presidente da CONMEBOL, sublinha que esta trata-se de "uma medida extraordinária para uma situação inesperada, e, como tal, responde à necessidade fundamental de evitar uma evolução exponencial do vírus".
"Da parte da CONMEBOL, não foi fácil tomar esta decisão, mas devemos salvaguardar, em todo o momento, a saúde dos nossos atletas e de todos os agentes que fazem parte da grande família do futebol sul-americano. Não tenham dúvidas de que o torneio de seleções mais antigo do mundo voltará com forças renovadas em 2021", afirmou o dirigente.
"Agradecemos também à UEFA e ao seu presidente, Aleksander Ceferin, pelo trabalho em conjunto e pela decisão coordenada de adiar também o Campeonato da Europa de 2020 para benefício de toda a família do futebol", completou.