Javier Saviola não esconde o sonho de ter uma carreira de treinador tão ou mais bem-sucedida face àquilo que viveu enquanto jogador. O antigo avançado do Benfica assume, atualmente, funções de treinador adjunto no FC Ordino, de Andorra, e garante ter aprendido muito com os vários treinadores por quem foi orientado. Entre eles está, claro, Jorge Jesus.
"Formei-me para ser um treinador próximo do jogador, tecnicamente valente, protagonista em campo e que sabe falar. O meu objetivo é que os meus jogadores consigam levar algo de mim. Quero que na minha equipa os jogadores sejam capazes de romper linhas. Sou um treinador que, sem esquecer o aspeto defensivo, nunca se aborrece ao ver a sua equipa a jogar bem. Um dos anos em que mais desfrutei foi com Jorge Jesus no Benfica. A liberdade ofensiva que dava a Di María, Cardozo, Ramires, Aimar e a mim foi impressionante. Ganhámos o campeonato na temporada 2009/10", afirmou Saviola, em declarações reproduzidas pelos canais oficias do Barcelona.
Sobre a passagem por Camp Nou, o antigo goleador argentino garante que aprendeu três aspetos fundamentais no futebol: "Roubar a bola sempre perto da área rival, manter as linhas juntas e mudar de posição sempre que seja possível."
Recorde-se que Saviola completou três épocas ao serviço do Benfica, de 2009 a 2012, e acumulou um saldo de 39 golos e 34 assistências num total de 122 jogos.