O Conselho de Disciplina da Federação Portuguesa de Futebol decidiu que será o Sport Futebol Damaiense, e não o Atlético Clube de Portugal, a ascender ao principal escalão do futebol feminino nacional na próxima temporada da Liga BPI.
Na base da decisão estão os incidentes registados no passado dia 15 de dezembro, quando o encontro entre a Associação Desportiva Pastéis da Bola e o Atlético Clube de Portugal (que vencia por 4-0) teve de ser interrompido aos 75 minutos devido a um episódio de agressões.
O caso foi entregue ao Conselho de Disciplina, que optou por punir o clube da Tapadinha com a perda de um total de sete pontos: os três que lhe foram indevidamente atribuídos como resultado deste encontro, e outros quatro devido ao sucedido.
O Desporto ao Minuto teve acesso ao acórdão em causa, que contempla, ainda, uma multa de 153 euros a pagar por cada um dos clubes, assim como um castigo de três jogos de suspensão a Jéssica Fonseca, que foi considerada culpada de pontapear "uma jogadora adversária que se encontrava no solo, sem lhe causar lesão de especial gravidade".
Como resultado, o Atlético Clube de Portugal, que seria promovido à Liga BPI como líder da série G da II Divisão (uma medida motivada pelo fecho antecipado da competição devido à pandemia), terminou a época regular com 25 pontos, e não com 32, 'caindo' para o segundo lugar, atrás do Damaiense, que somou 28.
O presidente do Sport Futebol Damaiense irá abordar este mesmo assunto ainda hoje, na conferência de presidentes de clubes, que está agendada para as 21h30 (hora de Portugal Continental).