O Liverpool sagrou-se, esta quinta-feira, matematicamente campeão inglês depois do Manchester City ter sido derrotado na visita ao Chelsea (1-2), em jogo da 31.ª jornada da Premier League. Os cityzens precisavam de vencer em Stamford Bridge, mas acabaram por cair e reduzidos a 10 jogadores.
O Chelsea abriu o marcador aos 36 minutos, graças a um golaço de Pulisic, e foi para o intervalo em vantagem.
Na segunda parte, o Manchester City reagiu e foi depois da saída de campo de Bernardo Silva que Kevin De Bruyne 'sacou' de um livre direto perfeito que restabeleceu o empate na partida.
Os comandados de Guardiola tentaram dar a volta o marcador, mas foi o Chelsea quem voltou a marcar. Após uma primeira tentativa de Pulisic, num lance que Walker evitou o golo em cima da linha de baliza, Fernandinho jogou a bola com a mão num lance de muita confusão na grande área do City e o VAR acabou por indicar a marcação de uma grande penalidade.
Chamado a converter o castigo máximo, o internacional brasileiro Willian não tremeu e aos 78 minutos bateu o compatriota Ederson.
Ora, feitas as contas, o Manchester City continua com 63 pontos e já não pode chegar aos 86 conquistados pelo Liverpool a sete jornadas do fim. Assim sendo, os reds conquistam o título inglês passados 30 anos. Na realidade, o Liverpool nunca ganhou o campeonato inglês no atual formato da Premier League.
WE’RE PREMIER LEAGUE CHAMPIONS!! pic.twitter.com/qX7Duxoslm
— Liverpool FC (at ) (@LFC) June 25, 2020
Os comandados de Klopp podem, assim, festejar um campeonato que há muito parecia estar decidido, mas terão que o fazer de forma comedida, uma vez que ainda se vive a pandemia do novo coronavírus.
Tell the world…We are Liverpool, champions of England. pic.twitter.com/altgWn1Wda
— Liverpool FC (at ) (@LFC) June 25, 2020
Manchester City dá o exemplo
Passados poucos segundos após o apito final, o Manchester City recorreu às redes sociais para felicitar o Liverpool pelo título de campeão. "Parabéns ao Liverpool pela conquista da Premier League", pode ler-se nas plataformas do clube cityzen.
Um gesto que deveria servir de exemplo para os restantes países.
Congratulations to @LFC on winning the Premier League.
— Manchester City (@ManCity) June 25, 2020