FPB acredita que interesse na retoma pode ser 'chave' para acordo com DGS

O interesse geral na retoma das competições desportivas de pavilhão pode ser a 'chave' para que seja alcançado um acordo com a Direção-Geral da Saúde (DGS), considerou hoje o diretor de competições das Federação de basquetebol (FPB).

Notícia

©

Lusa
09/07/2020 13:39 ‧ 09/07/2020 por Lusa

Desporto

Basquetebol

Em declarações à Lusa, José Pinto Alberto preferiu "não avançar nada" sobre a reunião que terá lugar na sexta-feira entre as cinco federações das principais modalidades coletivas de pavilhão - andebol, basquetebol, futebol (futsal), hóquei em patins e voleibol - e a DGS, mas referiu que a retoma dos treinos coletivos e das competições durante a pandemia de covid-19 "é do interesse de todos".

"Estamos convencidos de que, face à importância que tem a atividade desportiva, serão encontradas as melhores condições para a retoma", sintetizou o dirigente federativo.

O interesse da retoma, lembrou Pinto Alberto, é transversal às cinco modalidades que vão reunir com a DGS, até porque "não há diferença" entre as mesmas que, para além de "particularidades que não interferem" no processo, têm como característica principal o facto de serem desportos "de pavilhão e coletivos".

"Estamos num processo de diálogo com a DGS, com o acompanhamento, e muito bem, da Secretaria de Estado [da Juventude e do Desporto] e esperamos que fique definido o melhor possível os horizontes de retoma de treinos, sem restrições, e de competições, garantindo, ao mesmo tempo, as condições necessárias de saúde com o máximo de segurança para todos", afirmou o diretor da FPB.

Questionado sobre a capacidade para corresponder a eventuais exigências de testagem à covid-19 e as condições para retomar todos os escalões competitivos, incluindo os de formação, o dirigente rejeitou tecer comentários e voltou a remeter para o "diálogo" com a DGS.

"Não nos permitimos tecer opiniões sobre algo que não sabemos. O que sabemos é que estamos num processo de diálogo para que a retoma possa ser feita. Não vamos avançar nada sobre o que se coloca em cima da mesa das conversações", concluiu.

As medidas de desconfinamento devido à pandemia de covid-19 permitiram a retoma da atividade desportiva ao ar livre e das competições de modalidades individuais, sujeitas ao cumprimento das regras sanitárias da Direção-Geral da Saúde (DGS).

De fora continuam as modalidades coletivas de pavilhão, às quais apenas é permitido o treino individual dos atletas.

As federações de andebol, basquetebol, hóquei em patins, futebol (futsal) e voleibol reúnem-se na sexta-feira com a DGS, no mesmo dia em que está prevista uma audiência conjunta do Comité Olímpico de Portugal, Comité Paralímpico de Portugal e Confederação do Desporto de Portugal na Assembleia da República.

 

Partilhe a notícia

Produto do ano 2024

Descarregue a nossa App gratuita

Oitavo ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Cristiano Ronaldo

Cristiano Ronaldo como nunca o viu! No meio da neve e rodeado de renas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting1537
2FC Porto1537
3Benfica1435
4Sp. Braga1528
5Santa Clara1527
6Vitória SC1422
7Casa Pia1520
8Moreirense1520
9Famalicão1519
10Gil Vicente1517
11Rio Ave1416
12Estoril1414
13AVS1513
14C.D. Nacional1412
15Estrela1412
16Farense1512
17Boavista1512
18Arouca1511
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Tesla

Tesla deixa mensagem enigmática sobre táxi autónomo

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas