Pedro Proença pede redução do IVA, choque fiscal e mais infraestruturas

O recém-empossado presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Pedro Proença, apelou hoje ao Governo a redução do IVA para espetáculos desportivos, um 'choque' fiscal "forte" e mais infraestruturas desportivas, durante a tomada de posse.

Notícia

© Getty Images

Lusa
24/02/2025 13:50 ‧ há 3 horas por Lusa

Desporto

FPF

"Chegou a hora de acabar com esta discriminação negativa, sem qualquer justificação. Este tema arrasta-se há demasiados anos. O IVA dos espetáculos desportivos tem de se equiparar aos outros espetáculos em Portugal", expressou, acrescentando: "É vital que o futebol português mantenha uma competitividade externa e para o fazer precisa de um choque fiscal forte. É preciso ter atrativos para manter os nossos jovens. O IRS sobre o atleta de alto potencial abaixo dos 23 anos precisa de uma resposta inadiável".

 

Na Cidade do Futebol, em Oeiras, durante o seu discurso na tomada de posse, Pedro Proença aproveitou para fazer pedidos ao executivo liderado pelo primeiro-ministro Luís Montenegro, garantindo "não ser escudo para governos e bala para governantes".

"Precisaremos de um Plano de Recuperação e Resiliência [PRR] para as infraestruturas desportivas. Temos, na falta delas, o maior fator crítico de crescimento. Os treinos das meninas de 13, 14 anos são muitas vezes atirados para horas tardias porque, antes, os campos estão ocupados pelos rapazes. Não me conformo com este facto, se queremos apregoar que apostamos no feminino. Sem isto, o nosso país vai continuar a crescer no número de praticantes de forma anémica e muito longe do seu potencial", sublinhou.

Antigo presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional (LPFP), o gestor e antigo árbitro assumiu que hoje se inicia "uma nova página" na FPF, embora o livro "não seja outro", assegurando que o programa eleitoral "não é para cumprir, mas para superar".

"Hoje não acaba coisa nenhuma, mas começa tudo o que tivemos coragem de escrever e propor. Viveremos, a partir de agora, um novo tempo no futebol português. A força das instituições está naqueles que todos os dias a fazem andar mais depressa e melhor do que todos imaginam. Será aqui construída uma força coletiva sem precedentes na história desta instituição. Que orgulho tenho de reconhecer que o futebol do meu país teve a maturidade de eleger um antigo árbitro para liderar a maior instituição", frisou.

Pedro Proença agradeceu também a Nuno Lobo, seu adversário nas eleições, e ao seu antecessor, Fernando Gomes, e garantiu exigência no compromisso que tem em mãos, lembrando a importância da centralização de direitos audiovisuais na competitividade.

"A seleção é, porventura, o maior fator de unidade nacional entre os portugueses que aqui vivem e os milhões que o destino levou para todos os cantos do mundo. É hora de dizer quem somos e a que vimos, com sentido de responsabilidade. Sabemos que nos escolheram para defender o nosso nome. Portugal tem orgulho nas seleções e está na hora de o consubstanciar sem ser um negócio, e passarmos a atos concretos", realçou.

Nas eleições de 14 de fevereiro, Pedro Proença somou 62 votos (75%) entre os 84 delegados participantes nas eleições da FPF, contra 21 (25%) do advogado Nuno Lobo, líder da Associação de Futebol de Lisboa (AFL) nos últimos 13 anos, havendo ainda um voto em branco.

Proença, de 54 anos, estava a cumprir o terceiro e derradeiro mandato na LPFP, até 2027, mas despediu-se formalmente dos clubes na sexta-feira, em Assembleia Geral no Porto.

Leia Também: Pedro Duarte agradece a Fernando Gomes e confia em Pedro Proença

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Redes Sociais

Atenção, Benfica! Lamine Yamal terminou assim o jogo com o Las Palmas

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3Sp. Braga2347
4FC Porto2246
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2231
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Alpine

Alpine A290. Um desportivo acessível que o vai desafiar (literalmente)

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas