A Formula 1 está de volta a Portugal. Depois de 24 anos de ausência, o pináculo do desporto automóvel regressa a solo luso, pela primeira vez no Algarve, em Portimão.
O Autódromo Internacional do Algarve [AIA] vai receber a 12.ª prova do calendário de F1 de 2020, entre os dias 23 e 25 de agosto, e segundo Rita Marques, Secretária de Estado do Turismo, o impacto económico na região e no país será de "no mínimo 30 milhões de euros".
Importa realçar que a corrida que terá lugar no dia 25 de outubro terá a presença de adeptos nas bancadas, apesar de ainda não ter sido avançado o número máximo de espectadores.
Mas, afinal, qual será o investimento feito para receber a prova do Grande Prémio de Portugal?
Primeiro, Isilda Gomes, presidente da Câmara Municipal de Portimão, revelou que irá doar ao Autódromo Internacional do Algarve 200 mil euros. Este é o valor que está "pré-acordado", segundo a autarca que, no entanto, se mostrou disponivel a ajudar mais, caso seja necessário e possível.
Quanto ao investimento do governo, Rita Marques afiançou que serão apenas dados 1,5 milhões de euros para as obras que serão necessárias realizar no asfalto do circuito de Portimão.
Recorde-se que foram já realizadas três provas do Mundial de F1 deste ano, duas na Áustria e uma na Hungria. O Campeonato do Mundo segue agora para Inglaterra, sendo que Portugal irá receber a prova número 12 do calendário.
Calendário de provas já confirmadas para 2020
31 Julho a 2 Agosto - Silverstone, GP Grã-Bretanha
7 a 9 Agosto - Silverstone, GP 70 Anos da F1
14 a 16 Agosto - Barcelona, GP Espanha
28 a 30 Agosto - Spa-Francorchamps, GP Bélgica
4 a 6 Setembro - Monza, GP Itália
11 a 13 Setembro - GP Toscana Ferrari 1000
25 a 27 Setembro - Sochi, GP Rússia9 a 11 Outubro - Nürburgring, GP Eifel
23 a 25 Outubro - Portimão, GP Portugal
31 Outubro a 1 Novembro - Imola, GP Emília-Romagna