O Paris Saint-Germain carimbou, esta terça-feira, pela primeira vez em 50 anos de história, o passaporte para a final da Liga dos Campeões, ao derrotar o Leipzig (um outro estreante nestas andanças), no estádio da Luz, por categóricos 3-0.
Marquinhos, Ángel di Maria e Juan Bernat assinaram os golos da vitória do emblema francês, que fica, agora, à espera do desfecho do encontro entre o Olympique Lyon e o Bayern Munique para conhecer o adversário que terá pela frente no próximo domingo.
Neymar, Mbappé e Di María provocaram o 'caos'
O Paris Saint-Germain recusou cometer o mesmo erro que o Atlético de Madrid tinha cometido com o Leipzig e entrou em campo apostado em dominar o adversário. E assim o conseguiu fazer sem grandes dificuldades.
Thomas Tuchel apostou num tridente ofensivo constituído por Ángel di María, Kylian Mbappé e Neymar (que funcionou como um falso 9’), que se mostrou verdadeiramente ‘demolidor’ face a um conjunto alemão que abdicou de pressionar o adversário.
O primeiro aviso francês surgiu aos seis minutos, quando o brasileiro, isolado, atirou ao poste. No minuto seguinte, o francês colocou a bola na baliza, mas o lance foi anulado. E, à terceira, foi de vez. O argentino lançou para a grande área, onde apareceu Marquinhos a cabecear para o 1-0.
Um golo que, ao contrário do que seria de prever, não acordou o conjunto da Red Bull. Bem pelo contrário. Os campeões gauleses dominaram por completo e, após mais duas oportunidades desperdiçadas (por Neymar e Mbappé), fez o 2-0, desta feita por Di María.
A defesa do Leipzig revelou-se um autêntico ‘coador’… e o ataque não esteve muito melhor, uma vez que, com exceção de um remate de Poulsen a passe de Dani Olmo, pouco fez para incomodar Sergio Rico.
Uma vitória 'sem espinhas'
O Leipzig entrou bem na segunda parte, dando a entender que ainda tinha muito para dar, mas a verdade é que, na primeira oportunidade de que dispôs desde o regresso dos balneários, o PSG deu a ‘machadada final’ na eliminatória.
Após lance dividido com Ander Herrera, Mukiele foi ao chão e deixou a bola nos pés de Di María. O ex-Benfica estava em ‘dia sim’ e somou mais uma assistência, desta feita para Juan Bernat, para o 3-0 a favor dos franceses.
A vantagem era confortável e a oposição também não apertava, o que permitiu aos milionários da Ligue 1 gerir o jogo com bola até final tendo em vista a tão aguardada final da Liga dos Campeões, onde irão defrontar Olympique Lyon ou Bayern Munique.
Momento do jogo: À beira do intervalo, Gulácsi cometeu uma asneira de todo o tamanho que culminou no segundo golo do PSG, com a assinatura de Di María. Um autêntico ‘murro no estômago’ do Leipzig, que não mais mostrou capacidade para dar a volta ao rumo dos acontecimentos.
Acompanhamento
90' - Apito final na Luz! O PSG vence o Leipzig, por 3-0, e está na final da Liga dos Campeões, onde irá defrontar o Lyon ou o Bayern Munique.
86' - Thomas Tuchel volta a mexer. O treinador alemão lança Choupo-Moting e Sarabia, e retira Mbappé (que está a regressar de lesão) e Di María (o homem da noite, com um golo e duas assistências).
83' - Hora de mexidas em ambas as equipas. No PSG, Verratti e Draxler rendem Paredes e Herrera. No Leipzig, sai Klostermann para dar o lugar a Orban.
79' - Mais dois cartões amarelos. Um deles é para Halstenberg, que entrou com tudo sobre Neymar, e outro é para Poulsen, por contestar a decisão do árbitro.
75' - O Leipzig 'cheirou' o golo. Após uma jogada de insistência, Angeliño atirou forte, mas à figura de Sergio Rico, que manteve o 3-0 no marcador a favor do PSG.
70' - Di María está com a 'corda toda' e quase soma mais uma assistência! O ex-Benfica assinou um cruzamento milimétrico para Kylian Mbappé, que cabeceou ligeiramente ao lado da baliza do Leipzig.
64' - Mais uma mexida no Leipzig. Sai Kevin Kampl, entra Tyler Adams.
61' - Cartão amarelo para Leimer. O jogador do Leipzig foi de 'carrinho' para tentar evitar a saída da bola, mas acabou por acertar em cheio em Kimpembe. Esta foi, de resto, a última ação do alemão esta noite, que saiu para dar lugar a Marcel Halstenberg.
60' - Mais uma defesa simples para Sergio Rico. Sabitzer atirou forte, mas à figura do guarda-redes do PSG.
56' - GOOOOOOOLOOOOO do PSG! Mukiele cai após lance dividido com Herrera e deixa a bola nos pés de Di María, que cruza para a grande área, onde aparece Juan Bernat a cabecear para o 3-0. O PSG tem 'pé e meio' na final de Lisboa.
Foi assim que o PSG fez o 3-0 na Luz
52' - O Leipzig não se dá por vencido! Forsberg encheu o pé e, de muito longe, atirou perto da baliza do PSG.
46' - Arranca a segunda parte na Luz. O Leipzig entra em campo com duas alterações, tendo feito entrar Patrik Schick e Emile Forsberg para o lugar de Dani Olmo e Nkunku.
45' - Apito para o intervalo na Luz. O PSG recolhe aos balneários a vencer o Leipzig por 2-0 graças aos golos de Marquinhos e Di Maria.
45+3' - Bjorn Kuipers 'puxa' do cartão amarelo pela primeira vez. É para Kimpembe, que travou Dani Olmo quando o espanhol seguia 'disparado' para a baliza.
44' - Que falta de pontaria de Neymar! O craque brasileiro, à boca da baliza, volta a desperdiçar o golo que poderia deixar a eliminatória praticamente decidida.
42' - GOOOOOOLOOOOO do PSG! Que asneira do Leipzig! Gulácsi deixa a bola nos pés de Paredes, que lança de imediato para a área. Neymar, com um subtil toque de calcanhar, assiste para o golo de Ángel di María.
Eis o segundo golo da noite para os franceses
35' - Neymar quase marcou um golaço! De muito longe, o internacional brasileiro tentou surpreender Gulácsi e acertou em cheio no poste.
25' - O Leipzig ficou à beira do empate! Dani Olmo penetrou a grande área do PSG pelo lado direito e cruzou rasteiro para Poulsen, que, de primeira, atirou a centímetros do alvo.
18' - Alguma preocupação junto à baliza do PSG. Thiago Silva foi atingido por Poulsen e está a sangrar de um lábio. No entanto, estará em condições para continuar em jogo.
17' - Esteve à vista o segundo golo dos franceses! Lançado por Herrera, Mbappé rematou contra o corpo de Gulácsi. A defesa do Leipzig está a denotar sérias debilidades...
Não perca as imagens do golo do PSG
13' - GOOOOOOLOOOOOOO do PSG! Na cobrança de um pontapé-livre, Ángel di María bombeou a bola para o coração da grande área, onde apareceu Marquinhos a cabecear para o fundo das redes.
9' - O Leipzig volta a tentar a sorte. Sabitzer 'bailou' à entrada da grande área e rematou para uma defesa simples de Sergio Rico.
7' - O PSG coloca a bola na baliza... mas não vale! Gulásci atirou a bola contra Neymar e esta sobrou para Mbappé, que encostou para o golo. No entanto, o árbitro entendeu que houve mão do craque brasileiro.
6' - Eis a primeira real oportunidade de golo na Luz! Neymar, completamente isolado após passe de Mbappé, acertou em cheio no poste da baliza à guarda de Gulácsi.
.@ChampionsLeague | @RBLeipzig_EN 0-0 @PSG_English No poste!!! Neymar esteve muito perto de abrir o marcador #ChampionsEleven pic.twitter.com/9dhnD8p1eW
— ELEVEN (@ElevenSports_PT) August 18, 2020
3' - Leipzig dá o primeiro sinal de perigo. Dani Olmo lançou Nkunku, que, na grande área, atirou para as mãos de Sergio Rico.
0' - Apito inicial na Luz. Já se joga a primeira meia-final da Liga dos Campeões.
'Onzes'
Leipzig: Gulácsi; Upamecano, Kolstermann, Mukiele; Sabitzer, Laimer, Kampl, Dani Olmo, Angeliño, Nkunku; Poulsen.
PSG: Sergio Rico; Kehrer, Thiago Silva, Kimpembe, Bernat; Marquinhos, Paredes, Herrera; Di María, Mbappé e Neymar.
Antevisão
Concluídos uns quartos-de-final repletos de surpresas, a Liga dos Campeões entra, já esta terça-feira, nas 'meias', com Leipzig e Paris Saint-Germain a medirem forças no estádio da Luz pela primeira vaga na final.
Os alemães chegam a esta fase com a moral em alta, após terem surpreendido a Europa do futebol ao eliminar o Atlético de Madrid, de João Félix e companhia, que era tido por muitos como um dos principais favoritos à conquista do troféu.
Já os franceses, tiveram de sofrer para evitar 'tombar' diante da Atalanta. Os italianos estiveram a vencer até bem perto do apito final, mas, já em tempo de compensação, Marquinhos e Choupo-Moting marcaram os golos que ditaram a reviravolta.
O Leipzig-Paris Saint-Germain será apitado pelo árbitro holandês Bjorn Kuipers e pode acompanhá-lo, esta terça-feira, a partir das 20h (hora de Portugal Continental), no Desporto ao Minuto.