É dia de rolar a bola no estádio do Dragão. Mais logo à noite, pelas 21h00, FC Porto e Benfica defrontam-se novamente esta temporada, desta feita, para a 14.ª jornada da I Liga. Os dois rivais têm exatamente os mesmos 31 pontos e estão a quatro do líder, o Sporting.
A querer encurtar distâncias para chegar ao topo da classificação, FC Porto e Benfica sabem que a derrota é proibida neste encontro. Os dois treinadores, Sérgio Conceição e Jorge Jesus, não quiseram dar uma importância extra ao Clássico, mas a verdade é que a equipa que perder pode ficar a sete pontos do 1.º lugar.
No primeiro confronto da época, a contar para a Supertaça, o FC Porto levou a melhor (2-0), mas esse é um resultado que ambas as equipas não querem dar valor, pois são os dragões e águias a "escrever a história deste jogo", como referiu o próprio Sérgio Conceição.
Este é um jogo que poderá acompanhar, ao minuto, aqui em Desporto ao Minuto a partir das 21h00. Luís Godinho será, recorde-se, o árbitro deste encontro.
Treinadores em discurso direto
Sérgio Conceição
FC Porto mais desgastado fisicamente: É um facto. Tivemos uma viagem, jogámos 120 minutos, regressámos e chegámos às 3h da manhã... Não podemos não ir a jogo por essas situações, é o que é. Sabemos que o adversário vai jogar com um 'onze' em que nenhum teve muitos minutos. Estão há sete dias sem competir e é natural que haja uma diferença. Mas não me verão a utilizar esse facto para justificar alguma coisa. Somos uma equipa de topo, todos os departamentos são de grande qualidade. Claro que preferia ter uma semana limpa para preparar o jogo da melhor forma, mas não foi possível.
Otávio em dúvida: Espero ter todos os jogadores disponíveis para o jogo. O departamento médico saberá responder. Já tivemos outros jogadores positivos e essa questão nunca se colocou. Espero ter todos os jogadores disponíveis.
FC Porto é favorito: Espanta-me estas estatísticas. Para amanhã, conta zero. Somos nós e o Benfica que vão escrever a história, não depende de nenhuma estatística ou dado. Depende do que fizermos naquele momento. Costumo desvalorizar, e neste tipo de jogos ainda mais.
Jorge Jesus
Pouco tempo de descanso: Tem as mesmas consequências que tem no nosso adversário, que também teve pouco tempo para preparar o jogo. Estamos em pé de igualdade. Demos importância na recuperação da equipa com algum trabalho ativo e técnico-tático, mas sem poder prepará-la numa intensidade que gostaria, e o Sérgio também. Estamos preparados para encontrar um adversário que, normalmente, é forte no Dragão. O Benfica está preparado para essas dificuldades e tem que dar resposta com qualidade, uma boa organização e a tentar disputar todos os momentos para ser melhor e sair de lá com os três pontos, que é o nosso grande objetivo.
FC Porto chega melhor do que o Benfica: Pela Supertaça, sim, mas leva quase tantos jogos sem perder quanto o Benfica. O resto está em pé de igualdade. Clássico é Clássico, não tem muito a ver com o momento das equipas. Tudo muda. O importante é que o Benfica faça um bom jogo e saia do Dragão com uma vitória. É esse o nosso pensamento.
O que pode decidir o Clássico: O que faz a diferença dos jogos é a qualidade de quem joga melhor. Quando tem bola, se a equipa não for defensivamente organizada, isso só não chega. O que também pode fazer a diferença são algumas jogadas individuais, porque há jogadores que podem criar aquele espaços que as equipas, coletivamente, não conseguem. Desse ponto de vista, espero bem que os jogadores do Benfica possam ser criativos para fazer a diferença que podem fazer.
Últimos onzes
FC Porto: Diogo Costa, Nanú, Pepe, Diogo Leite, Sarr, Grujic, Sérgio Oliveira, Tecatito Corona, Luis Díaz, Toni Martínez e Mehdi Taremi.
Benfica: Helton Leite, Diogo Gonçalves, Todibo, Jardel, Nuno Tavares, Samaris, Taarabt, Pedrinho, Chiquinho, Gonçalo Ramos e Seferovic.
Últimos resultados
FC Porto: V-V-V-V-V
Benfica: D-V-E-V-V
Ausências
FC Porto: Marcano e Mbaye.
Benfica: André Almeida.