Presidente da FIBA-Europa destaca "ano extraordinário" de Portugal

O presidente da Federação Internacional de Basquetebol para a Europa (FIBA-Europa) destacou hoje, em Matosinhos, que Portugal teve um "ano extraordinário" em diversas frentes.

Notícia

© Lusa

Antonio Moura
25/02/2025 07:08 ‧ há 3 horas por Antonio Moura

Desporto

Basquetebol

"Este momento não é apenas sobre a qualificação para o Europeu masculino deste ano", apontou Jorge Garbajosa, recordando que Portugal conseguiu apurar-se pela primeira vez para a fase final do Campeonato da Europeu de seniores femininos e também para a do Mundial de sub-19 feminino.

 

A cereja em cima do bolo foi o apuramento da seleção de seniores masculinos para o Europeu, "algo que não acontecia desde 2011" e que foi o "culminar de um ano extraordinário para o basquetebol português".

"Este sucesso não aconteceu por acaso. Resulta de um plano estratégico seguido ao longo de dez anos", referiu Jorge Garbajosa, que foi a Matosinhos assistir ao jogo Portugal-Ucrânia, do Grupo A de apuramento para o Europeu.

Questionado sobre o que mais gosta na seleção portuguesa masculina, respondeu que "pode não ter uma grande estrela, mas compensa com um espírito de grupo muito forte".

"O que mais se destaca é a força do conjunto, que supera qualquer individualidade", resumiu.

O dirigente saudou a seleção da Ucrânia, referindo serem conhecidas "as dificuldades que o país atravessa, tendo, apesar disso conseguido disputar seis jogos da fase de qualificação".

"A FIBA-Europa está totalmente disponível para apoiar o basquetebol ucraniano e a sua federação", referiu.

Instado depois a dar a sua opinião sobre o basquetebol português, Jorge Garbajosa disse que "Portugal investiu não só nas seleções nacionais, mas também no basquetebol de rua, na renovação de infraestruturas e no apoio a clubes masculinos e femininos".

A paciência é essencial para o sucesso, sustentou, e "a Federação portuguesa manteve-se firme no seu plano", traçado há dez anos, e "agora está a colher os frutos".

"O maior desafio vem agora: transformar este sucesso em crescimento sustentado. A qualificação das seleções masculina e feminina para o Europeu é fantástica, mas agora é preciso rentabilizar este feito para aumentar o número de jogadores, captar novos talentos e consolidar o basquetebol a longo prazo", indicou.

O presidente da FIBA-Europa afirmou ainda que a instituição investe cerca de 70% do seu orçamento no "desenvolvimento das federações" e prefere "distribuir os recursos de forma equilibrada" para assim fortalecer a modalidade a nível continental, em vez de atribuir prémios monetários.

"O objetivo da FIBA-Europa é diminuir o fosso entre as grandes e as pequenas seleções. Atualmente, há 24 equipas qualificadas e ente 12 e 13 acreditam que podem lutar por uma medalha. Esse equilíbrio competitivo é fundamental", acrescentou.

Leia Também: Presidente da FIBA garante Rússia fora do basquetebol internacional

Partilhe a notícia

Escolha do ocnsumidor 2025

Descarregue a nossa App gratuita

Nono ano consecutivo Escolha do Consumidor para Imprensa Online e eleito o produto do ano 2024.

* Estudo da e Netsonda, nov. e dez. 2023 produtodoano- pt.com
App androidApp iOS

Recomendados para si

Leia também

Últimas notícias


Rede social

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Wolverhampton

Craque dos Wolves surpreende na hora de festejar e já há uma explicação

Liga portuguesa

ClubeJPts
1Sporting2353
2Benfica2353
3FC Porto2347
4Sp. Braga2347
5Santa Clara2339
6Casa Pia2336
7Estoril2334
8Vitória SC2332
9Famalicão2331
10Rio Ave2326
11Moreirense2326
12Arouca2325
13C.D. Nacional2323
14Gil Vicente2322
15Estrela2321
16AVS2320
17Farense2316
18Boavista2312
Liga dos CampeõesLiga EuropaDesporomoção

Sobre rodas

Deixou passar a data da inspeção do carro. E agora?

Inspeção

Deixou passar a data da inspeção do carro. E agora?

Newsletter

Receba os principais destaques todos os dias no seu email.

Mais lidas