João Pedro Araújo, diretor do departamento médico do Sporting, informou que Nuno Mendes e Andraz Sporar foram "falsos postivos" de Covid-19.
"Andraz Sporar e Nuno Mendes testaram positivo à Covid-19 na passada quarta-feira, dia 13, no teste PCR que antecedeu a 14.ª jornada da I Liga, em consonância com o protocolo delineado pelas autoridades de saúde e pela Liga. Como é sabido, o Sporting sempre cumpriu e cumprirá os planos de testagem protocolados, tendo até adotado medidas adicionais, como rastreios internos diários utilizando teste rápidos, também em virtude do agravamento do quadro epidemiológico do país", começou por explicar João Pedro Araújo, em conferência de imprensa, prosseguindo.
"Em virtude da dissonância entre os testes realizados internamente e os testes de PCR, foram realizados mais dois testes PCR noutros dois laboratórios distintos. Um na passada sexta-feira e outro no sábado. Ambos os resultados foram negativos, pelo que pode concluir-se, em concordância com o facto de os atletas terem estado sempre assintomáticos e após um rastreio que não detetou um foco de contágio, que os resultados que antecederam a partida da 14.ª jornada com o Rio Ave foram falsos positivos", afirmou o diretor do departamento médico leonino.
João Pedro Araújo alertou ainda para aquilo que pode ter motivado um resultado falso dos dois jogadores e recorda que o Sporting foi prejudicado por ter ficado sem ambos para o duelo com o Rio Ave.
"A direção clínica do Sporting quer deixar bem claro que reconhece o extremo valor destes testes no combate à pandemia, tanto que a evidência científica remete-nos para valores de especificidade dos testes superiores a 99%. Quer isto dizer que a probabilidade de um teste ser positivo e a pessoa não estar infetada é inferior a 1%. Convém também dizer que a literatura científica remete estes erros para possíveis contaminações da amostra durante a recolha ou o processamento. É com mágoa que registamos este erro porque, como toda a gente sabe, foi um lapso que obrigou, de forma errada, a direção clínica a privar a equipa técnica de dois elementos do plantel contra o Rio Ave", sublinhou, antes de deixar uma última certeza.
"Gostaria de agradecer às autoridades de saúde e aos laboratórios pela colaboração e pela célere resposta, esperando que ambos os atleta possam estar disponíveis para utilização no jogo de amanhã", concluiu João Pedro Araújo.
Refira-se que Bruno Tabata e Luís Neto são, assim, os únicos jogadores infetados e são ausências garantidas para o Clássico com o FC Porto, relativo às meias-finais da Taça da Liga.