O Comité de Competições de Clubes da UEFA tem marcada, para esta sexta-feira, uma reunião decisiva para o futuro do futebol europeu, onde ficarão 'limados' os detalhes relativamente ao novo formato da Liga dos Campeões, que entrará em vigor a partir de 2024.
O jornal espanhol Marca traz, esta sexta-feira, a público os detalhes dos planos já 'desenhados' pelo organismo, que serão, formalmente, aprovados na próxima terça-feira, dia para o qual está agendado o próximo congresso.
A 'nova' prova milionária contará com 36 equipas, ao contrário das atuais 32, e começará desde logo pela implementação do tão badalado 'modelo suíço', o que significa que todos os participantes disputaram um único grupo onde todos se encontram.
No entanto, nem todos se irão defrontar entre si. Haverá lugar a quatro potes formados com base no coeficiente dos emblemas em prova, dos quais sairão os emparelhamentos dos dez jogos a disputar na fase inaugural (cinco em casa e cinco fora).
Terminada esta primeira ronda, as oito equipas que tiverem somados mais pontos garantem o apuramento direto para os oitavos-de-final, ao passo que aquelas que ficarem entre o 9.º e o 16.º lugar disputarão uma eliminatória com os últimos classificados.
Daí em diante, todas as eliminatórias serão disputadas a duas mãos, com exceção, claro está, da final. Significa isto que o vencedor da Liga dos Campeões realizará 17 jogos, sendo que, ao todo, haverá lugar a um total de 100 jogos por temporada.
Leia Também: UEFA não 'brinca em serviço' e pune de forma severa defesa do Atl. Madrid