A espera está a chegar ao fim. Faltam oito dias para o Euro'2020 e o Desporto ao Minuto apresenta-lhe mais uma seleção. Desta feita é a Polónia, seleção orientada por... um português. Paulo Sousa foi formalmente apresentado como selecionador polaco em janeiro e renovou as ambições desta seleção para o Campeonato Europeu.
Inseridos no grupo E, os polacos terão de lutar por um lugar na fase seguinte contra a favorita Espanha e as seleções da Suécia e Eslováquia. A tarefa não é fácil, mas, diga-se, podia ser bem pior.
Paulo Sousa terá, assim, entre mãos a missão de levar esta Polónia até, pelo menos, aos quartos-de-final, fase em que ficou no último Euro, tendo sido eliminada, nas grandes penalidades, por... Portugal.
Figura
Esta seleção reúne vários jogadores de grande valia, mas a figura incontornável só podia ser Robert Lewandowski. O avançado do Bayern Munique é uma verdadeira máquina de golos e chega a este Euro'2020 com a moral em alta e com um registo impressionante. Será o perigo à solta em qualquer relvado e uma dor de cabeça sem fim para os adversários. Lewandowski apenas precisa de meia oportunidade de golo para marcar. Quem tem este goleador polaco arrisca-se a ser feliz.
Joker
Piotr Zielinski pode ajudar a desbloquear jogos. Seja por ser um médio que está sempre de olhos postos na baliza ou pelo simples facto de ser um jogador com elevado número de assistências para golo. Um passe de Zielinski pode valer um golo, uma vitória, três pontos e a qualificação para a fase seguinte. Será, com toda a certeza, um titular indiscutível desta Polónia.
Sistema tático
Paulo Sousa deverá apostar no 3x5x2 com um meio-campo robusto, mas, ao mesmo tempo, virtuoso. Na baliza a segurança começa por Szczesny, guardião da Juventus, mas nomes como Gilik ou Bednarek também já contam com vários anos nestas andanças. No centro do terreno de jogo Zielinski contará com o auxílio de Moder e com a visão de jogo de Krychowiak para servir Lewandowski e Piatek.
Convocados
Guarda-redes: Szczesny (Juventus), Fabianski (West Ham), Lukasz Skorupski (Bolonha) e Majecki (Mónaco)
Defesas: Jan Bednarek (Southampton), Kamil Glik (Benevento), Paweł Dawidowicz (Hellas Verona), Bartosz Bereszynski (Sampdoria), Michał Helik (Barnsley), Tomasz Kedziora (Dínamo de Kiev), Piatkowski (Raków Czestochowa), Tymoteusz Puchacz (Lech Poznan) e Maciej Rybus (Lokomotiv Moscovo)
Médios: Grzegorz Krychowiak (Lokomotiw Moscovo), Frankowski (Chicago Fire), Mateusz Klich (Leeds United), Kamil Jozwiak (Derby County), Karol Linetty (Torino), Jakub Moder (Brighton), Płacheta (Norwich), Piotr Zielinski (Nápoles) e Kozłowski (Pogon Szczecin)
Avançados: Robert Lewandowski (Bayern Munique), Milik (Marselha), Karol Swiderski (PAOK), Dawid Kownacki (Nuremberga) e Jakub Swierczok (Piast Gliwice)