A Turquia procura no Europeu 2020, que se realiza no próximo verão, melhorar a prestação que teve no último Campeonato da Europa.
Depois das meias-finais no Euro 2008, os turcos não passaram da fase de grupos do Europeu de 2016, e procuram ultrapassar essa deceção já este verão.
Mas a tarefa não se avizinha fácil porque os grupos fazem parte do grupo A, onde se encontram Itália, Suíça e País de Gales.
Esta será a quinta presença da Turquia em fases finais do Campeonato da Europa, seleção que é orientada pelo experiente Senol Gunes.
A figura
O veteraníssimo Arda Turan é uma das figuras incontornáveis da seleção turca que é também ela recheada de alguns jovens valores. O médio do Galatasaray já entrou no restrito lote de jogadores turcos com 100 internacionalizações e a sua experiência ao mais alto nível do futebol europeu poderá ser fundamental perante adversários mais fortes.
Joker
O criativo do AC Milan Hakan Çalhanoğlu foi ao longo da temporada uma das figuras do conjunto italiano. Peça fundamental nos eleitos de Stefano Pioli, o médio é um dos melhores marcadores da equipa, mas também um dos que mais contribui na hora de atacar. Será, certamente, um dos titulares na formação turca.
Sistema tático
Orientada pelo antigo guarda-redes turco Senol Gunes, a Turquia opta, preferencialmente, por um sistema tático que consiga tirar o melhor proveito das referências ofensivas, sejam elas Cenk Tosun ou Burak Yilmaz. O antigo treinador do Besiktas costuma montar a sua equipa num 4x1x4x1, mas também pode arrumar os turcos num esquema de 4x2x3x1.