Acabou a espera. É já na noite desta quarta-feira que a Liga Europa vai conhecer o vencedor da edição 2020/21. De um lado o Villarreal, equipa espanhola liderada por Unai Emery, o treinador que mais vezes conquistou a competição (neste formato Liga Europa). Do outro, Bruno Fernandes em busca do primeiro título ao serviço do Manchester United. Só um pode vencer. O pontapé de saída está agendado para as 20 horas.
Nas respetivas conferências de imprensa de antevisão a esta final em Gdansk, na Polónia, os dois treinadores trocaram elogios, mas sublinharam o desejo de vencer para poderem terminar a temporada com chave de ouro.
Treinadores em discurso direto
Unai Emery:
Três Ligas Europa já conquistadas: "Cada final é diferente. Nas anteriores comecei com uma equipa que era favorita e outra que não era... Estamos cheios de orgulho e atitude positiva para provarmos que somos uma equipa consistente. O United, no seu melhor, pode vencer qualquer um, mas temos as nossas armas. Analisámos o United e a chave é aproveitar as nossas oportunidades quando as tivermos."
United favorito: "A nossa história é forte e credível, mas é recente. Se o United é o favorito é porque tem jogadores muito bons e uma longa história, mas temos argumentos para sermos um verdadeiro candidato à vitória aqui em Gdansk."
Ole Gunnar Solskjaer:
Percurso europeu: "Temos cinco vitórias na Europa. Perdemos duas vezes contra o Barcelona. Estas são grandes noites para nós. Pode ser o trampolim para um grande futuro. Reconstruímos esta equipa nos últimos anos e esperamos que este seja o começo de algo mais. Quando os jogadores assinam pelo Manchester United, assinam para vencer."
Não há favoritismo: "Todos os jogadores que vão para uma final têm a expectativa e a pressão de vencer. Planificámos as coisas para ganhar e esperamos vencer, mas tenho certeza de que o Unai [Emery] sente o mesmo com os seus jogadores. Foi um longo caminho para chegar aqui. É 50-50 quando se chega a uma final. Tenho a certeza de que estamos prontos, mas numa final tudo pode acontecer."
Últimos resultados
Villareal: DVVDE
Manchester United: VEDDV
Últimos onzes
Villareal: Rulli; Mario Gaspar, Abiol, Pau Torres, Pedraza; Capoue, Parejo, Trigueros; Pino, Moreno e Carlos Bacca.
Manchester United: Henderson; Brandon Williams, Tuanzebe, Eric Baily, Alex Telles; Matic, Van dee Beek, Mata; Diallo, Elanga e Daniel James.
Ausentes
Villareal: Chukwueze (lesão)
Manchester United: Phill Jones, Maguire e Martial (lesão)