A Seleção Nacional está reunida em Oeiras, na Cidade do Futebol, onde já prepara os jogos da fase de grupos do Euro'2020.
João Palhinha foi o jogador escolhido para falar aos jornalistas, e o Desporto ao Minuto acompanhou as declarações do internacional português.
Fique com o essencial das palavras de João Palhinha:
Sonho de estar no Europeu: Sonhei com esse momento desde que vi que tinha sido chamado. Sonho com isso todos os dias, são emoções que só quem está lá dentro pode descrever. É algo marcante na nossa vida, é único podermos representar o nosso país numa competição destas. Só os melhores é que estão lá dentro. Reconheço isso e dou valor por poder estar aqui, o que valoriza ainda mais o meu trabalho. É uma montra que todos os jogadores no Mundo pretendem alcançar. É uma valorização tremenda o facto de um jogador poder estar aqui. É muito gratificante e muito bom.
Qual o jogador da Seleção com pior feitio? Disse isso do Nuno Santos no Sporting quando fui ao Canal 11 [risos]. Eu já conheço os meus colegas no Sporting há mais tempo, aqui ainda estou a ganhar confiança. Alguns já conhecia, já tinha jogado com eles nas camadas jovens da Seleção. São sempre momentos que nos marcam. Vou ganhando cada vez mais confiança com eles aqui, não passamos tantas horas juntos, isto é um processo de adaptação, e não consigo estar a dizer qual é o que tem pior feitio. Talvez depois do Euro possa responder a essa pergunta.
Renovação com o Sporting? Falando sobre a possível renovação [com o Sporting]... Pessoalmente, estou focado na Seleção. Sobre a renovação com o Sporting, tudo tem o seu timing. Estou aqui na Seleção e preocupado em ajudar o meu país a alcançar os seus objetivos.
Quando sentiu que podia ser chamado ao Euro 2020? Sempre me foquei muito no meu trabalho. Tinha a noção de que se mantivesse o meu nível isto provavelmente aconteceria. Reflete bem a época coletiva e individual que fiz. Sempre acreditei que pudesse chegar a este espaço. Trabalhei para isso. O meu processo tem sido de crescimento, tenho evoluído por todos os sítios onde passei. Tenho a certeza de que a conquista de títulos ajudou a esta chamada.
Seleção: Tem sido muito boa. Já no último estágio tive oportunidade de estar neste espaço, e acolheram-me todos muito bem. Senti-me em casa. Já tive oportunidade de lhes agradecer pela maneira como e receberam. Se estamos aqui os três é porque temos valor para aqui estar, e a experiência pouco diz neste momento. A motivação é tanta por estar neste momento que só estamos preocupados em concretizar os nossos objetivos e sonhos.
Parte em vantagem em relação aos concorrentes? Tive uma época regular, fiz muito jogos. Eu fiz muitos jogos, mas o mister tem um conhecimento diferente dos outros jogadores da Seleção, como o Danilo, o William e o Rúben Neves. Eles já estão habituados a estar dentro deste espaço. O mister conhece-os bem, e não é por terem menos tempo de jogo que tira algum desempenho deles. Se estão neste espaço é porque merecem.
Luis Enrique convocou 24 atletas para não criar falsas expectativas aos que não vão jogar. Concorda com isso? Nós enquanto jogadores não estamos tão focados no jogar ou não. Já é um grande privilégio estar dentro deste espaço. Trabalhamos todos para o mesmo. Sinto-me privilegiado por estar aqui, e não tanto focado no aspeto de jogar ou não jogar. Claro que dou o meu máximo para poder ser opção, mas o importante é estar aqui. Acho que todos os jogadores que representam as seleções pensam assim.
Depois da saída para o Sp. Braga, imaginava uma época como a última? Felizmente enho vindo a fazer o meu trajeto passo a passo, e com calma. Todos os empréstimos que tive acrescentaram-me muito em termos profissionais e pessoais. Fiz duas excelentes épocas no Braga, e outra excelente no Sporting, e isto acaba por ser o reflexo do meu trabalho individual e coletivo. Se não tivesse atingido o que atingi no Sporting era diferente. Isto representa bem o que foi a minha época desportiva. Foi um ano muito feliz, e que vou recordar com carinho.
Rumores sobre clubes interessados mexem? Estou focado no meu desempenho na Seleção, e só estou preocupado com isso. Tudo o que é o meu futuro deixo para as pessoas que têm de tratar disso. Só estou interessado em representar o meu país, e poder evoluir neste espaço recheado de todos os talentos que Seleção tem. Quero trabalhar ao máximo para poder evoluir dentro deste espaço, e só estou focado na Seleção. Futuro? Não estou preocupado.
Confortável para jogar na posição de defesa-central: Antes demais dar os parabéns aos sub-21 pela passagem às meias-finais. Quer eu, quer o Danilo podemos fazer essa posição mails recuada. Temos trabalhado nisso. Exige comportamentos diferentes da nossa parte, mas são sempre mais-valias que trazem ao nosso jogo. Acrescenta-nos muito, e aprendemos novas rotinas. Estou preparado para jogar na posição que o mister decidir.