Está confirmado. A edição deste ano dos Jogos Olímpicos, que está marcada para a cidade japonesa de Tóquio, vão decorrer sem adeptos nas bancadas.
A decisão foi esta quinta-feira confirmada pela Ministra dos Desportos do Japão, Tamayo Marukawa, e surge depois do primeiro-ministro japonês, Suga Yoshihide, ter anunciado um novo estado de emergência na região de Tóquio, que vigorará até 22 de agosto e coincidirá com a celebração dos Jogos Olímpicos naquele país.
A medida inclui não só Tóquio como prefeituras circundantes como Chiba, Kanagawa e Saitama. Em estudo está ainda a decisão da presença de público nos eventos que decorrem fora da capital nipónica, em áreas que não estão sob estado de emergência.
Em março, os organizadores tinham proibido a presença de espectadores oriundos do estrangeiro nos Jogos, o que é um facto inédito na história olímpica.
Mais tarde, em junho, as autoridades japonesas anunciaram que iriam autorizar a presença de espectadores locais, mas com 50% da capacidade dos locais das provas e com o limite máximo de 10.000 pessoas.
Cerca de 11.000 atletas são esperados para os Jogos Olímpicos, obrigando as autoridades japonesas a tomar medidas drásticas a todos os participantes das provas.
Os Jogos Olímpicos Tóquio2020 vão ser disputados entre 23 de julho e 08 de agosto, depois de terem sido adiados em um ano, devido à pandemia de covid-19.
Leia Também: Japão declara estado de emergência em Tóquio que coincide com JO